Sua empresa precisa de “check ups”

Você está decidida nesse ano a dar foco na sua linha de produtos ou serviços e aumentar o resultado do seu negócio. Mas ainda fica se perguntando:

  • Porque até agora minha equipe não tem tido uma boa performance de vendas, se tenho uma gerente tão qualificada?
  • Investi tanto em tecnologia de ponta, e por que os pacotes de serviço dessa máquina não estão vendendo?
  • Aumentei a minha linha de produtos, incluindo marcas mais caras e de melhor qualidade, mas até agora não consegui fidelizar clientes para essas vendas. Por que essas roupas não tem saída?
  • Fiz um curso de harmonização facial já faz 3 anos, e não consegui converter os meus clientes do consultório dentário, para fazerem estética facial. O que está errado?

Se perguntas como estas têm rondado a sua cabeça, e você não compreende como os seus resultados estão tão aquém das metas que estabeleceu, talvez esteja na hora de parar e fazer um “check up”.

Como um “organismo vivo”, sua empresa também merece uma avaliação sobre o que está acontecendo com ela. E, quem sabe, ao se permitir isso, você não identifique que vem insistindo em uma determinada ideia, ou direcionamento, e isso não está mais funcionando; ou sequer tenha chegado a representar um bom ativo para o seu negócio.

Você conhece histórias de gestores que, por muito tempo insistiram numa determinada linha de ação, mesmo ela não tendo trazido os resultados esperados? Ou pessoas que persistem na tentativa de manter viva uma ideia ou formato de negócio, só para cumprir o compromisso firmado anteriormente?

E você, será que muito intimamente, não está se comportando como eles? Por vezes, persistimos em uma linha de ação congruente com uma decisão anterior, e acabamos por insistir na possibilidade de conseguirmos mudar os resultados obtidos, mesmo diante do fato de estarmos vivenciando um caminho contínuo, e crescentemente negativo.

A Escalada de Compromisso é um termo utilizado para denominar o fato das pessoas não desistirem de forma fácil de projetos que podem não estar entregando o resultado desejável. Na prática, existe uma série de comportamentos que estão atrelados à isso; relacionados à emocionalidade ou “pontos cegos” instintivos.

É importante compreender que os maus resultados apresentados em situações atuais podem estar relacionados a mudanças circunstanciais de cenário ou causas que não estavam presentes ao tempo da decisão. Mas isso não pode lhe impedir de ver o que está acontecendo com o seu negócio e os impactos que estão sendo gerados a partir da insistência em determinado posicionamento.

Por vezes, como gestoras, nos sentimos comprometidas com a decisão inicial e acreditamos que “investimos muito para desistir agora”. Acreditamos que o fato de desistirmos ou mudarmos de rumo pode fazer com que os outros vejam isso como incompetência. E, por causa disso, é tão importante pararmos para avaliar a situação atual e buscarmos outras alternativas.

Esse check up pode lhe levar a aceitar melhor o fato de que existem custos que não serão recuperáveis, mas que o que foi perdido não pode afetar em decisões futuras. Ao fazê-lo você pode se permitir analisar realisticamente os custos de uma possível mudança, evitando exagerar os custos de alterar a solução atual.

A tomada de consciência de que investimentos e escolhas anteriores não são mais relevantes para o futuro do negócio, nos permite repensar nossos planos. E por isso, é tão importante realizarmos “check ups” rotineiros.

A identidade de nossa empresa é um sistema aberto. Temos o direito de repensá-lá. Não precisamos nos acorrentar a concepções antigas, e o poder de reconsiderar os compromissos passados.

Reavaliar o seu negócio a liberta para encontrar novos rumos para o seu mercado.

Por vezes você faz a coisa certa e não funciona, mas isso não quer dizer que não valeu a pena! Programe seus “check ups”. Essa é uma excelente oportunidade de aprendizagem sobre erros, acertos, realinhamento, e motivação para criar possibilidades futuras.

Artigos relacionados

Comentários