Seja uma líder que sabe aplicar feedback
Na minha jornada de consultoria é muito comum encontrar líderes reclamando de funcionários que não são competentes, que vivem reclamando e que nunca entregam os resultados esperados. O que o líder não percebe é que ele também só reclama e não faz nada efetivamente para desenvolver aquele funcionário.
Existe uma pesquisa feita pela revista EXAME com 150 empresas onde foi detectado os principais pontos que trazem satisfação e motivação para trabalhar na empresa. Os principais pontos em ordem de preferência dos entrevistados:
- Aprovação ou direcionamento dos líderes.
- Aprendizado e desenvolvimento pessoal / profissional.
- Salários e benefícios condizentes com o cargo.
- Identificação com a empresa e com a liderança.
Veja que salário está em 3º lugar, ou seja, é importante sim, mas não o mais importante. As pessoas querem se sentir parte de algo, querem perceber sentido no que elas estão fazendo, querem perceber o quanto acordar cedo, ralar pra caramba contribui para algo ou para alguém, além delas mesmas. Por isso, a presença da liderança é fundamental no dia a dia da equipe para transmitir conhecimento e segurança.
Hoje cada vez mais as pessoas precisam chegar ao final da semana, mês e ano com satisfação de ter aprendido algo novo que contribuiu para a transformação profissional e pessoal delas, nas atividades que elas exercem. Vamos tomar como exemplo uma equipe de vendas, onde o líder informa a meta e boa sorte! Ao final da primeira quinzena ele levanta os números e ninguém está indo em direção a meta, e agora para motivar ele grita, xinga e ameaça de que “se não bater a meta já sabe”.
Esse tipo de comportamento não contribui em nada com a performance da equipe, apenas causa desmotivação e terror. Alguns até vão reagir, mas será por pouco tempo em breve estarão tão desmotivados quanto os demais. O ideal é o líder, ao passar a meta, levantar junto a equipe se há algo que ele possa ajudá-los, seja a nível material ou de conhecimento. E estabelecer pontos de checagem com a equipe, e neste momento, aplicar o feedback de desenvolvimento.
Como fazer um feedback de desenvolvimento corretamente?
Prepare-se, não faça feedback quando estiver com raiva, afinal você vai tocar em pontos difíceis com a outra pessoa. Fique atento em pontos importantes e de preferência escreva-os para se guiar durante a conversa:
- Tenha uma abordagem especifica, fale sobre o que realmente aconteceu, busque evidências.
- Foque no comportamento, não fique falando da personalidade da pessoa.
- Escolha hora e local adequados, não pode marcar quando já estiver na porta de saída.
- Elabore um plano de ação com seu funcionário para que a mudança ocorra e monitore.
Minhas queridas Donadelas, é claro que ao flagrarmos os funcionários fazendo coisas boas, precisamos elogiar, seja por um atendimento bem-feito ou por uma meta semanal batida!
Comentários