Queda nas minhas vendas. O que eu faço agora?

A atividade empreendedora é dinâmica por natureza. Um negócio pode ir muito bem, mês a mês, mas, por uma série de fatores, tudo pode se transformar e a empresa passar por necessidades. O contrário também acontece, e seria simplório demais acreditar que tudo é ação do acaso.

Empreender é ação e reação, expiração e inspiração, foco e compromisso. Mas quando o faturamento cai, todas nós ficamos extremamente preocupadas, muitas vezes até mesmo desanimadas, não é verdade? A gente deita a cabeça no travesseiro, e não pára de pensar: meu faturamento caiu, o que eu faço agora?

Sim, é preciso fazer algo, e se você tem essa atitude, se faz esse questionamento, se dispõe a pensar sobre – acredite – meio caminho está andado!

Porém, para chegar a uma conclusão, uma empresa precisa ter total controle sobre o caminho que seus consumidores percorrem até se tornarem clientes.

Eu convivo com um sem número de empresários que vão tocando seus negócios na base do feeling. Repito-lhes sempre: e se seu faturamento começar a cair repetidamente? Tenho um cliente que corre imediatamente para bater três vezes na madeira, mas este já aceitou meus argumentos e hoje é um empresário muito diferente do que foi há anos.

Por que o faturamento caiu?

Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer. Por que meu faturamento caiu? As principais causas são:

• Pouca atratividade nas suas ofertas;

• Perda de clientes por desinteresse em seus serviços e produtos;

• Diminuição do ticket médio;

• Concorrentes com maior influência no mercado;

• Má gestão financeira;

• Fatores externos.

Analise o resultado ruim, antes que ele se repita

Não sei se você percebeu, mas de todos itens que citei aí em cima, apenas o “fatores externos” está totalmente fora do seu controle. Até o desinteresse do consumidor você pode alterar, tornando seu produto ou serviço mais atraente, não é verdade?

Você precisa analisar o que aconteceu, de fato, para seu faturamento cair. Essa análise permitirá identificar os motivos para que sejam devidamente corrigidos. Vender não é apenas o ato de passar um produto das suas mãos para as mãos do consumidor, não é mesmo? É uma ciência, cheia de nuances, cheia de detalhes, que a gente tem que estudar sempre!

O que fazer?

Ao analisar o porquê da queda de faturamento, você já está fazendo algo. E o principal! Mas naturalmente que não adianta ficar só na teoria. É preciso aplicar o que você descobriu, eliminando os gargalos, os problemas, as dificuldades e contratempos.

Todo o seu time precisa estar junto, imbuído da tarefa de rever os resultados. Afinal, todos estão no mesmo barco. Você também precisa olhar para a gestão da sua empresa, incluindo sua gestão financeira. Envolva o seu contador, ele poderá lhe dar muitas informações preciosas para uma tomada de decisões mais assertivas.

O mais importante de tudo é estancar a queda do faturamento. Ele acontece, faz parte, e a gente precisa aceitá-lo vez por outra. Mas ele não pode ditar as regras do jogo. É preciso agira, mas agir com inteligência.

Um último recado para fechar esse tema: de acordo com o IBGE, seis em cada dez empresas fecham as portas antes mesmo de completar quatro anos de atuação. Sabe por quê? Falta de planejamento!

Artigos relacionados

Comentários