Quais as habilidades e o comportamento ideal para os líderes de hoje?

Iniciamos um novo ano, mas como vamos fazer desse ano um ano melhor depende exclusivamente de nós.

Quando todos achavam que o ser humano sairia dos anos de pandemia melhor, com mais empatia, mais preocupado com as pessoas e cuidando de seu comportamento, chegamos a triste constatação de que as pessoas conseguiram ficar mais egoístas, intolerantes e nada ou pouco preocupadas com seu comportamento, com o respeito pelo outro.

Em sua grande maioria é isso sim. A falta de respeito, de civilidade é algo que chega a assustar.

Há uma série de incertezas pela frente. Duas guerras sem a menor perspectiva de um fim, a próxima eleição americana que acaba por mexer com o mundo todo e mesmo a situação política aqui no Brasil que continua polarizada.

Lideranças políticas globais que dão mal exemplo de ética e de respeito.

E como ficaram as empresas, os líderes e seus liderados? Bom, as empresas conseguiram revolucionar seus negócios, adotaram o trabalho remoto até pensando no bem estar de seus funcionários.

E como ficam os líderes dessas empresas diante desse cenário? As habilidades que os líderes tinham continuam atuais? Como lidar com funcionários que não são vistos com tanta frequência? Como criar conexões em um mundo cada vez mais digital e onde cada um pensa cada vez mais em si?

Penso que os líderes precisam encontrar um equilíbrio e mostrar aos seus liderados que pessoas importam e que mesmo distantes fisicamente o comportamento de um afeta a todos, apesar da ameaça cada vez maior da Inteligência Artificial.

Como manter a motivação dos funcionários a todo instante preocupados em por quanto tempo ainda terão seus empregos?

A IA é um fato, não há volta, sem dúvida que transformará o mundo do trabalho, mas as novas formas de liderança precisam descobrir como trabalhar com ela e valorizar o talento humano.

Penso que uma volta aos velhos costumes de sentar e conversar, olho no olho é o caminho, a vida é uma tarefa que nos propusemos a fazer em casa, aliás sempre digo que é em casa onde aprendemos as noções de educação, respeito e civilidade, mesmo com tanta modernidade a casa sempre será nosso porto seguro.

Artigos relacionados

Comentários