Pós NRF 2024
No primeiro artigo deste ano comentei sobre a realização da NRF 2024, a maior feira de varejo do mundo, ocorrida em Nova York. Pois bem, ela aconteceu e mais uma vez foi um sucesso.
Como já se previa a inteligência artificial e de mercado, a personalização do atendimento, Big Datas, sustentabilidade e inovação em design foram os temas mais discutidos.
Quando esse evento se encerra o que vem depois são as “chuvas” de palestrantes, estudiosos de mercado e tendências ditando e comentando sobre o que virá nos próximos meses ou anos. E as empresas que quiserem se destacar no mercado devem ficar atentas a essas inovações. Vide Blog Donadelas, através dos artigos de suas colunistas.
E, pesquisando sobre o que virá, resolvi comentar aqui 3 aspectos que toda dona de negócio deve ficar atenta. Não vou me referir à inteligência artificial, que já está enraizada em nosso dia a dia, mas em aspectos humanos que podem ser significativos para o seu negócio.
- Geração Z – o grande desafio do varejo está em se comunicar com uma geração mais consciente sobre a sustentabilidade e a diversidade, mas que se mostra insegura e imediatista, no momento do consumo. Ao mesmo tempo que falam em vida sustentável, muitos consomem massivamente produtos chineses, descartáveis e produzidos sem a devida atenção ao meio ambiente. Como captar a atenção desse cliente?
- Sustentabilidade – não temos como fugir desse tema, seja pequeno ou grande negócio. Como muitas de nós já comentou, a sustentabilidade passa muito mais por atitudes pessoais e educação, do que por programas governamentais. O desafio do varejo está em escalar sustentabilidade e obter lucro com esse propósito.
- Aproximação com o cliente – pode parecer obvio, mas nem todas as empresas estão atentas a esse tema. Estar onde o cliente está e proporcionar a ele a melhor experiencia de compra é outro grande desafio. E como fazer isso? Primeiramente conhecendo o seu perfil de consumo.
Como podem observar, com tanta tecnologia a relação humana ainda se sobrepõe à relação com a máquina. Seja presencialmente, ou seja de forma virtual, as empresas dependem do consumidor para se tornarem sustentáveis, competitivas e rentáveis.
E vamos em frente que 2024 está só começando.
Comentários