Plano de Negócio – como iniciar um negócio de forma certa.

Esta triste estatística é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), portanto oficial: nada menos do que seis em dez novas empresas brasileiras fecham suas portas antes mesmo de completar quatro anos de atividades. E sabe qual é o principal motivo? Falta de planejamento.

Isso mesmo, um planejamento estruturado e bem realizado é uma das condições básicas para transformar uma boa ideia em um bom negócio, e a falta dele geralmente traz problemas que podem culminar com o fim do negócio. E estão aí as estatísticas que não me deixam mentir. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) reforça essa questão, apontando que uma em cada quatro empresas encerram suas atividades antes de completar dois anos de fundação.

Mas como fazer um planejamento estruturado e bem realizado? O que é, exatamente, isso? Trata-se do que os americanos chamam de business plan, conhecido aqui como plano de negócios. Não há um especialista em empreendimento sequer que não recomendará que você invista fortemente em um plano de negócios, antes de abrir seu empreendimento ou ao ampliar a sua empresa.

Mas o que é um plano de negócios?

Vamos imaginar que você finalmente fará a tão sonhada viagem a Europa. Você terá 20 dias de férias, e precisa aproveitar estes dias da melhor forma possível, certo? O que você faz? Planeja sua viagem, monta um roteiro, anota endereços, pesquisa transporte, enfim, monta todo um esquema para aproveitar ao máximo seus 20 dias no Velho Continente.

Um plano de negócios é o roteiro da abertura de sua empresa. É por meio dele que você vai planejar tudo o que tem a ver com o empreendimento, do nome à definição dos produtos ou serviços à venda, passando pela precificação, margem de lucro, estudo da concorrência, ações de marketing, recursos humanos, infraestrutura, estudo da logomarca, localização e ponto de venda, uniformes e tudo o mais.

O plano de negócios é um estudo profundo sobre o seu futuro empreendimento, e a razão é simples e indispensável: você planejará a empresa, evitando erros que podem comprometer a própria atividade-fim.

Como fazer um plano de negócios?

A internet está cheia de exemplos, e tudo com acesso grátis. Mas não é para copiar o conteúdo, apenas a forma, entende? Você vai encontrar modelos que apontam quais são os itens a avaliar, mas fará sua análise pessoal. Afinal o seu negócio é único!

Um bom plano de negócios aborda, entre outros temas:

• Histórico do projeto;

• Descrição do produto/serviço;

• Panorama deste mercado;

• Panorama da concorrência;

• Ações comerciais e de marketing;

• Definição de metas;

• Definição dos clientes;

• Como acontecerá a operação em si;

• Investimentos;

• Retorno esperado;

• Recursos humanos;

• Projeções financeiras.

Por que fazer um plano de negócios?

São muitos os motivos e ganhos na realização de um bom plano de negócios. Você estará muito mais preparada para abrir sua empresa, e isso já é motivo de sobra para realizá-lo. Mas também vai conhecer melhor seu segmento de atuação, saberá quais são as necessidades de sua empresa e quais poderá atender, descobrirá se o negócio é viável de acontecer, planejará ações de marketing, conhecerá um pouco mais a concorrência, vai descobrir seus pontos fortes e fracos, podendo melhorá-los, identificará erros no projeto e diminuirá os riscos de insucesso.

Existe uma série de técnicas para elaborar o plano de negócios, como a análise de matriz F.O.F.A. (que aponta força, oportunidades, fraquezas e ameaças) e o Canvas (que avalia cada pilar do negócio). Um especialista em empreendedorismo poderá lhe ajudar, caso sinta necessidade. O importante é estudar seu futuro negócio profundamente, para que ele aconteça plenamente e jamais engorde a triste estatística do IBGE.

Artigos relacionados

Comentários