Pelo buraco da fechadura…

Pode ser que, se eu lhe chamasse para olhar pelo “buraco da fechadura”, você pudesse identificar que tem um negócio em crescimento e que, como qualquer empreendimento, precisa melhorar processos, inserir inovações, manter a capacitação de seus recursos humanos; para poder gerar novos resultados, e crescer a sua atuação no mercado.

Visse que a rotina seu negócio apresenta alguns problemas que demandam atenção, e que algumas vezes requerem o realinhamento de estratégias. Porém, isso não tem impedido que a empresa se mantenha no mercado, e respondendo, com qualidade, ao atendimento dos seus clientes.

O que você viu pelo “buraco da fechadura” lhe deixou orgulhosa! Então, por que, mesmo assim, você permanece insegura e com uma sensação de vazio, do lado de dentro?

Isso significa que está na hora de você começar a pensar se essa insatisfação que você vem sentindo, não está muito mais relacionada à sua atuação do que ao próprio negócio. Qual foi a última vez que você se propôs a estudar algo novo, a reavaliar o seu papel na gestão, ou a se permitir um pouco de criatividade?

Eu até posso lhe ouvir responder algo como: – Não tenho dinheiro para isso ou – Não tenho tempo. Essas são respostas genéricas, e muito utilizadas quando não se quer “vasculhar” do lado de dentro.

Então vou insistir um pouco mais e reformular a pergunta: Se hoje você tivesse tempo e dinheiro, no que investiria para melhorar a sua atuação a frente do seu negócio?

Se você descobriu que não tem uma resposta, e que faz tanto tempo que vem se dando aquelas desculpas, e agora nem sabe como responder; está na hora de parar, e dar atenção a isso!

Foram ideias que se perderam, habilidades que não desenvolveu, e muitas coisas a que não se permitiu – enquanto olhava o que precisava ser melhorado na sua empresa – que nem se apercebeu que fazia muito tempo que não investia em si mesma.

Hoje, o meu convite é para que você se permita pensar, em si, como uma empresa. E desenhe um planejamento de atitudes que poderão impactar em: melhorias de seus processos, inovações para a sua atuação, e capacitação para a sua gestão de tempo e recursos.

Eu tenho certeza de que você é um “excelente negócio” que só está precisando de uma estratégia para se tornar, ainda mais atraente, do que está se apresentando. E, se é de um pouco de coragem que você está precisando, basta lembrar do que viu “pelo buraco da fechadura”.

Gyselle Vaz é especialista na atuação em Desenvolvimento Humano e Organizacional, Gestão de Inovação, Processos de Neurociência e Programação Neurolinguística, e CEO da Gyselle Vaz DH. Seu perfil na Donadelas é @gysellevaz . Escreve nesta coluna semanalmente, às segundas-feiras.

Artigos relacionados

Comentários