O seu Oceano Azul

Vamos seguir nossa conversa sobre a #vidareal? Pega o café e vem!

Então resolvi trazer essa conversa franca da vida real de quem empreende na área da beleza. Já é sabido que o segmento da beleza é um dos que mais cresce a cada ano. Por natureza é um mercado quente que movimenta inúmeros seguimentos, desde a estética até as lojas multimarcas de produtos.

Você pode pensar que é por conta do público feminino e eu já te trago alguns dados que farão refletir um pouco sobre essa máxima:

Segundo a consultoria Research & Markets, o segmento de cosméticos e produtos de beleza voltado para homens atingiu US$ 69 bilhões em 2020, e deve seguir em pleno crescimento. O Brasil responde por 13% do mercado global de cosméticos para homens, e eles já representam um terço dos clientes das clínicas de estética no Brasil. (Fonte: Revista VC/SA Digital)

https://vocesa.abril.com.br/empreendedorismo/beleza-masculina-um-mercado-em-alta/

Além dos dados, vamos para a percepção na rua? Me conta… Quantas novas barbearias você tem visto abrir por onde passa? Tem notado uma mudança nos cuidados estéticos dos homens que você convive?

Isso dá para ter uma ideia do quanto o mercado da beleza tem potencial, e também o quanto temos de exemplos de empresas, pessoas públicas, empresárias e etc., que estão trabalhando duro em direção aos seus sonhos.

Contudo quero trazer para essa conversa justamente o “meio tom”, ou seja: as reflexões que podemos fazer com esse mar com tantas correntezas.

O Mercado tem muito espaço, tem muitas oportunidades, sim! Mas toda jornada tem um começo. Tenha generosidade com a sua jornada, pois todo cenário que vemos ao abrir o Instagram, teve um início que poucas mostram. Hoje – como disse a Ju Goes no vídeo – o que vemos é o palco.

Ahhh Ju, mas assim você  me desanima! Não é isso que eu desejo, pelo contrário. Você tem algo único e tenha certeza que tem pelo menos uma pessoa no mundo esperando para te ver, ouvir, e até mesmo comprar seu produto ou serviço.

Olhe para a sua jornada com carinho. A sua realidade tem detalhes que só você conhece. Veja nas outras inspirações, mas entenda que a sua é única! Ser original já é um diferencial! Tenho algumas sugestões para você:
Aqui na comunidade de empreendedoras por exemplo. Existe uma rede enorme de mulheres que dividem seu dia a dia, com muito menos “corretivo”, e que podem lhe proporcionar trocas e aprendizados incríveis. Verá quantas se identificam com seus momentos ou até mesmo dificuldades.

Outra dica: seja criteriosa com todas as informações que chegam em você, avalie e busque mentores ou inspirações que agreguem e não as que lhe levam para o mundo da fantasia.

Terceira: Estude bem o mercado que está inserida (ou entrando), certamente vai encontrar um nicho que está esperando sua “presença” – No mercado de beleza masculina ainda tem muito “oceano azul” a ser desbravado.

Dica de leitura: Estratégia do Oceano Azul, Renée Mauborgne e W. Chan Kim – Ed. Campus

Artigos relacionados

Comentários