O que pode fazer sua empresa fechar as portas e falir?

Não há dúvidas de que o maior medo de todo o empreendedor é fechar as portas do seu negócio e falir. Não há dor maior, do ponto de vista empresarial, todas nós sabemos disso. Há muitos investimentos em jogo, e eu não estou falando apenas de dinheiro, mas também de investimentos emocionais, sonhos, autoestima e muito mais.

Mas é muito importante estar atento. O medo serve para nos afastar do perigo, não é verdade? Portanto, não importa se sua empresa vai bem, as vendas decolando, os clientes satisfeitos e os resultados em dia. Precisamos pensar o que pode fazer a empresa fechar as portas, principalmente para que isso não aconteça jamais.

Planejamento estratégico

Você sabia que seis em cada dez empreendedores fecham as portas de seus negócios antes mesmo de completar quatro anos de atividades? Não sou eu quem está dizendo isso, mas sim o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas posso lhe adiantar um dos motivos que engordam essa estatística todos os dias: a falta de um planejamento estratégico.

Uma empresa precisa pensar sobre sua operação, como quer estar daqui a cinco anos, se preparar para os desafios vindouros. Precisa se planejar para atender a demanda e até mesmo para se reestruturar e crescer, por exemplo.

Planejamento financeiro

Este também é um fortíssimo motivo que ajuda na triste realidade das empresas que precisam fechar suas portas. A falta de planejamento financeiro é um pecado capital quando falamos em empreendedorismo. Achar que basta saber quanto dinheiro está saindo e quanto está entrando para descobrir os resultados é um erro primário e o custo disso é enorme e pode ser fatal.

É preciso gerenciar cada número, cada centavo, olhando para a operação de todo o negócio com lupa. É preciso buscar produtividade, eliminar o desperdício, acertar na precificação, cuidar do fluxo de caixa, promover um planejamento tributário, enfim, é preciso se planejar financeiramente para não se afogar em dívidas, juros, multas e inadimplência.

Não olhar para a concorrência

No caso do mundo empresarial, é preciso olhar a grama do vizinho, sim! O que seu concorrente está fazendo? O que ele oferece? Quanto ganha? Por que o cliente prefere outra loja e não a sua? Pensar que você está sozinho no mundo, trabalhando sob esta perspectiva, é outro pecado capital no empreendedorismo.

Um cliente substitui o outro

Como assim? Tem empreendedor que não se importa em perder clientes, porque acha que sempre chegaram novos clientes para substituir aqueles que se foram. Nada disso! Você precisa de todos os clientes, e um cliente satisfeito não só volta sempre, para gastar mais, como traz novos clientes para o seu negócio.

Investir no relacionamento com o cliente é uma condição básica para o sucesso de qualquer negócio. Portanto, deixar o cliente para lá é o caminho certo para fechar as portas.

O que fazer?

Essas são apenas algumas das condições que levam ao fechamento de um negócio, por mais que ele esteja firme e seja um sucesso. Não investir nestas condições básicas é jogar contra a sua empresa. Fique atento, questione-se regularmente, faça um choque de gestão no seu negócio e cresça de forma ordenada e sustentável.

Artigos relacionados

Comentários