O que é ter etiqueta?
Educar dá trabalho, fato!
Ensinar o bom comportamento certamente que não é fácil, talvez por isso muitos pais deixem essa tarefa para depois. Uma vez aprendida, a educação deve ser praticada, e algumas pessoas a esquecem por falta de uso.
Ter boas maneiras é ter uma noção de boa convivência, de como lidar com as pessoas em diversas ocasiões. Ter boas maneiras é ter elegância. Conhecer as regras de etiqueta vai muito além do manuseio dos talheres à mesa, é ter civilidade.
As pessoas realmente elegantes o são, mesmo sem ninguém olhando, porque sabem a forma correta de agir, e praticam isso, fazem de forma espontânea, já assimilaram aquela forma de agir e de falar. O fazem no público e no privado também, dentro de casa.
E vamos começar falando de pontualidade. A pessoa elegante é sempre pontual, porque sabe que o tempo do outro é tão importante quanto o seu. É uma pessoa generosa, elogia mais do que critica e escuta mais do que fala.
As pessoas elegantes olham nos olhos da outra pessoa quando estão conversando, deixam o celular de lado, mas elas não discutem? Claro que sim, mas fatos e ideias, acreditam no contencioso e respeitam a opinião dos outros.
Evitam assuntos constrangedores e demonstram real interesse pelos assuntos e conversas. Sabe a hora de falar e a hora de calar.
Não altera seu tom de voz, não chama o garçom por “psiu” e respeita a todos igualmente. Do presidente ao porteiro.
Quem é elegante tem consideração pelas pessoas, envia flores e cartão de desculpas se precisar faltar a um evento. Elogia o cuidado e carinho da dona da casa quando recebe amigos. E sempre leva algo para o anfitrião.
Outra qualidade é ser confiável, não é arrogante nem presunçosa. Não se gaba ou vangloria de suas conquistas, e aceita os elogios. É humilde no sentido de que conhece seu lugar, faz isso de forma tão natural que as outras pessoas percebem e respeitam. Tem brilho autêntico, agradam sem alterar sua essência.
São gratos, não usam do cargo ou sobrenome para garantir benesses.
As pessoas elegantes sorriem para a vida, porque praticam o que é certo, são agradáveis de conviver, dignas.
E não precisa ter muito dinheiro para ser fina e educada. Quanto mais agradável você é, mais estimada pelas pessoas você certamente será. As pessoas terão real prazer em te ter por perto.
Pense que todos nós nascemos sem educação, fato! Mas viver a vida e morrer grosseira é uma escolha pessoal de cada uma.
Comentários