O melhor dos presentes é…

Hoje, na nossa penúltima coluna de retrospectiva, em 2022, a ficção se misturará com a realidade, e vice-versa. Muitas pessoas olham com desconfiança e incerteza o período natalino. Então, resgato aqui a figura de Grinch, o monstrengo peludo e verde que odeia com todas as forças o Natal e se esforça admiravelmente para suportar que os vizinhos da cidade próxima à gruta onde se esconde, comemorem a data, até que um dia resolve acabar com a festa de todos.


Grinch planeja roubar tudo que faça mínima alusão ao Natal. Na perspectiva dele, tamanha felicidade seria a tal positividade tóxica, insuportável. Vilão clássico é vilão com sentimentos, e aí o cenário muda: a narrativa seja do filme, seja do livro, traz um passado permeado de abandonos e faltas; adoçado por uma figura amiga de atitudes e valores opostos, que logo enternece as tentativas frustradas de fazer seus planos, perfeitos na mente, péssimos na execução, ricos em atropelos de estratégias, dêem certo.


Não somos aparelhados de fábrica a suportar as separações, daí o termo psicanalítico angústia de separação, pois a todo instante a esperança é de continuidade. O ciclo é quebrado, ou melhor, reconfigurado, quando e se a pessoa se escuta em terapia, para reinventar-se numa forma de escoar antigos significantes, para abrir espaço para novos desejos, esperanças, pessoas.


Nos negócios, diga-me você, que empreende, podemos fazer varias pontes com as palavras em negrito, não somente nas datas comemorativas, como no decorrer dos meses, com a oscilação do mercado e as suas, também, por que não?


A despeito de todo apelo comercial para a troca de presentes, que tem seu charme e alegria pelo tempo dedicado na escolha do objeto, observe: o cartão assinado de forma personalizada segue, na maioria das vezes, campeão. Palavras bem ditas abraçam e afagam desde quem tem seus motivos pessoais para não celebrar o Natal até o Grinch, que se permite. Palavra de ordem, cara empreendedora: recomeço.


Um enorme abraço, e meus melhores e maiores votos para um Natal muito especial!

Artigos relacionados

Comentários