O bom da vida é que podemos sempre recomeçar(?)

Em algum momento de nossa vida, ouvimos ou lemos uma frase similar a essa. De fato, o ser humano tem a capacidade de ser diferente à medida que a ocasião se apresenta. Mas essa é outra história…

Recomeçar quer dizer voltar à estaca zero e iniciar uma nova jornada, como se pudéssemos jogar o que vivemos no lixo. “Sacode, levanta a poeira e dá a volta por cima…”, já dizia a musica que muito ouvimos.

Entendo que esse não seria o verbo adequado quando se “perde” um namorado, um amigo, um emprego ou o casamento. Quando se tem uma desilusão, uma perda fúnebre, um “não” como resposta ou uma atitude negativa vindo de uma pessoa que você confia.

Compartilho da opinião de que, a partir do momento em que deixei para trás algo vivido, me constituo como alguém que adquiriu experiência, que amou, batalhou, se doou. Portanto, penso que o verbo correto para esse novo ciclo seja o Continuar.

Continuar é viver o futuro com todas as aprendizagens do passado e assim se fortalecer para viver o presente, construindo o futuro com mais valor.

Continuar… Olhando para o que você foi, para o que se tornou e para o que poderá ser…

Continuar acreditando que os sentimentos de perda são necessários para o fortalecimento e amadurecimento.

Continuar compreendendo que viver é uma experiencia incrivelmente desafiadora.

A mudança gera incômodo. Mas o que seria de nós se estivéssemos estagnados na mesmice e no comodismo? Ser criativo, ser dinâmico, inovativo é uma característica daqueles que se percebem distintos em meio a outros da sociedade que vivem na zona de conforto.

Por isso, aqueles que se propõem a sair da zona estática e se posicionam de frente às mazelas, com sua concepção de que a vida não é linear, percebem que o foco não é recomeçar e sim continuar, sempre! Pra frente é que se anda!

Então, continue… Continue amando, trabalhando, viajando, porque o tempo não para e continua a nos ensinar.

Artigos relacionados

Comentários