Liderando na Crise

Olá Donadelas!

A posição de líder numa empresa é muito importante e em tempos de crises é fundamental para minimizar os riscos para o negócio e equipe.

E com a crise global do coronavírus não seria diferente, pois provocou um forte impacto sobre a economia mundial e as empresas, principalmente as pequenas e lideradas por mulheres.

A pandemia obrigou líderes a se adaptarem ao cenário, afinal os desafios são enormes. Do ponto de vista financeiro, as empresas viram seu faturamento despencarem, pois sofreram com o comércio fechado.

E não podemos esquecer do desafio em gerenciar os recursos humanos. Como manter o nível de produtividade dos funcionários com tanta ansiedade gerada pelo medo de perder o emprego? Ou por ter que se adaptar a um novo modelo de trabalho, o home office?

Por isso o líder precisa ter o máximo de informações para tomar as melhores decisões e acalmar a equipe.

Na crise 5 comportamentos são essenciais para um líder:

  • SEJA TRANSPARENTE

Todos ficam mais atentos às mudanças do comportamento do consumidor e o impacto disto na economia global e nas empresas, provocando um cenário de incertezas. Então o líder não pode ignorar ou esconder os problemas da equipe, precisa falar de forma clara e sincera.

  • PROTEJA A EQUIPE

É claro que em tempos de crise demitir pode ser inevitável, afinal com a queda de faturamento a empresa precisa gerenciar melhor ainda os recursos disponíveis, principalmente as pequenas empresas. Neste momento o líder precisa levar em consideração que seus funcionários também têm dificuldades e obrigações financeiras.

  • SEJA EXEMPLO

O líder precisa demonstrar consciência e responsabilidade durante a crise.

  • SEJA EMPÁTICO

Seja empático com sua equipe, mesmo que o trabalho tenha passado a ser na modalidade home office.

  • NÃO PERCA O OTIMISMO

O líder não pode se desesperar, deve manter a inteligência emocional para não perder as oportunidades geradas pela crise.

E se você, durante a pandemia, por um tempo pequeno ou grande ficou desmotivado, esqueceu de ser empático, não foi tão transparente ou ignorou os problemas da equipe e deixou de ser um líder exemplar, não se preocupe, todos os grandes líderes tiveram altos e baixos em suas lideranças. O importante é identificar e corrigir a rota.

Coragem Mulher!!!

Artigos relacionados

Comentários