Jovem aos 70 anos
Envelhecer é um caminho sem volta, todas nós sabemos. E feliz da pessoa que chega aos 70, 80 e 90 anos de forma saudável.
Há um ano tive a oportunidade de conviver bem de perto com meu sogro, falecido aos 98 anos. Desde então passei a observar o que pessoas como ele tinham em comum. Não foi nenhuma pesquisa estruturada, mas de observação mesmo.
Um ponto em comum a todos os que eu observei foi a disciplina uma boa alimentação, exercícios frequentes, beber água, conversar e sorrir e muito e uma boa noite de sono. Observem que são atitudes bem obvias e sempre indicadas por vários profissionais de saúde, a nós que vivemos na intensa agitação do mundo corporativo.
Mas indo além disso, muitas dessas pessoas tinham ou têm uma boa convivência e interação com o mundo tecnológico. Interações que vão desde um simples celular para a comunicação com seus entes ao uso de IA para facilitar o dia a dia, sem prejuízo dos seus bons hábitos. Uma prova de que dá pra conviver com os dois.
Como esse bem viver não é comum a todos os idosos, a tecnologia vem desenvolvendo produtos inovadores para minimizar a dor daqueles que não possuem uma vida tão saudável ou sofrem com a pouca atenção ou abandono de parentes que, devido ao intenso envolvimento com o trabalho, dispensam poucos cuidados aos seus entes.
Várias pesquisas sobre o Alzheimer demonstram que existe um número significativo de pessoas na faixa dos 80 anos que têm cérebro ativo e tão aguçado quanto jovens de 50 anos. São os denominados “SuperAgers”.
Mas o que diferencia esses “SuperAgers” dos demais idosos? Primeiro a vida saudável e ativa citada acima em seguida os estímulos provocados pelo uso de diversas tecnologias. As pesquisas demonstram, ainda, que 70% dos idosos estão abertas a novos aprendizados. Aqui estamos nos referindo a pessoas com formação média ou superior.
Alguns exemplos podem ser citados aqui. O primeiro deles é o acesso a uma boa internet. Ela oportuniza um leque de possibilidades que podem facilitar a vida dos idosos. Além da comunicação facilitada uma boa internet pode viabilizar:
– Instalação de sistemas de segurança – monitoramentos e o uso de IoT;
– Conversar com amigos e parentes através de vídeos de alta precisão;
– Jogar com amigos online, ajudando a estimular a cognição. Jogos que utilizam IA;
– Organizar finanças pessoais e contas bancárias;
– Monitorar os sinais de pressão arterial, glicose, respiração, bem como das aptidões físicas e enviar diretamente ao seu médico.
Outros exemplos são as palmilhas com GPS que rastreiam aqueles que gostam de um passeio sem acompanhante ou microchips implantados sob a pele, com o mesmo propósito ou para realizar pagamentos; tablets e dispositivos de leitura; robôs acompanhantes; mobiliário inteligente; dentre outras novidades nas áreas do esporte e bem-estar.
A proposta dessas inovações é melhorar a qualidade de vida de todos e aumentar a longevidade das pessoas. Como as pesquisas e testes não param, a tendência é permanecermos jovens aos 60,70, 80 anos.
Que venham para o bem!
Comentários