Gestão e Inovação

Amiga empresária, você certamente já deve ter se perguntado como tornar sua empresa relevante e competitiva no mercado, quando tudo está mudando de forma acelerada? Como enfrentar a concorrência se você não sabe mais quem é seu concorrente? Como reter seus clientes se a cada dia eles migram para o digital?

Essas são preocupações de inúmeras donas de negócios de micro e pequenos portes. Certamente que as respostas não são tão simples e irão depender do nível de maturidade inovadora de cada empresária.

O primeiro ponto de atenção é avaliar como está a capacidade inovativa de sua empresa. Com tanta tecnologia disruptiva no mercado continuar praticando os mesmos processos conservadores de atração e retenção de clientes, possivelmente vai levá-las ao declínio.

Para se manter competitiva a empresa precisa passar por um processo de transformação digital. Fazer uso de tecnologias para melhorar o seu desempenho, aumentar o seu alcance e garantir melhores resultados. E isso significa adotar uma atitude disruptiva em relação ao modo tradicional de fazer as coisas.

Obviamente que não é tão simples e que não acontece de um dia para o outro. Para mudar é necessário planejar a mudança. E um dos maiores riscos nesse processo é confundir as pequenas melhorias de desempenho com um processo de inovação disruptivo.

A condução do processo de mudança precisa ser bem definida e acompanhada. Com tantos fatores externos impactando na vida da empresa manter um ambiente de trabalho saudável, contribuir para a saúde mental de seus colaboradores, desenvolver as soft skills da equipe e implementar novas tecnologias são fundamentais para o sucesso.

Dessa forma, que tal seguir essas dicas?

1. Concentre-se nas necessidades dos clientes;

2. Aceite contribuições de pessoas de fora do seu negócio;

3. Analise o mercado;

4. Invista em tecnologias que melhor se adaptem à sua empresa e facilitem a vida dos clientes;

5. Fique atenta a temas como: ESG, Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão Produtiva;

6. Fortaleça a sua resiliência.

As inovações acontecem em segundos, mas mudar a cultura de uma empresa requer tempo. Não deixe que esse “GAP” aumente a cada dia.

Inove!

Artigos relacionados

Comentários