Ganhou o jogo?

Olá, queridas mulheres DD! Semana passada eu propus um quiz sobre o verbo vender, então pega um suco e vamos conversar sobre essas ideias.

1- O cliente é o desenvolvedor do seu negócio; afinal, seu empreendimento só existe porque alguém precisa dele. O que te levou a empreender foi a observação sobre algo que as pessoas queriam e que não existia igual para comprar. Tum! Aí você colocou a sua ideia no mundo. Cliente é “parça”, amiga! Mesmo os indelicados… todos eles nos ensinam a melhorar mais a cada dia. Com autoconhecimento bem desenvolvido, é você quem faz um golaço neste jogo das vendas.

2- Falei em jogo, vamos ao final da partida: empate na cabeça! Em uma venda a conversa é sobre soluções para todos, benefício mútuo. Valores são os pilares de qualquer empreendimento. Crie zonas possíveis de acordo, uma flexibilidade planejada para a negociação com o teu cliente. Todo mundo ficou satisfeito? Deu match.

3- Sua imagem pessoal traduz a sua marca.  Em vendas, leitura visual é imediata e colada ao produto que você entrega. Aliás, a sua figura chega antes mesmo do seu produto: a sua abordagem, a sua aparência… você é a mensageira, portanto capriche no autocuidado e no trato com as pessoas.

4- Amiga querida, para vender, trabalhe muito a sua escuta! É desagradável quando você fala sem parar não dando chance para o outro. Tudo bem que você só está querendo ser simpática, mas cuidado para não atropelar tudo. Se alguém te pede: “quero uma bolsa média estruturada”, não adianta você mostrar 20 bolsas grandes, molengas e chiques, dizendo que é a tendência do verão. Ele já disse o que quer: “uma bolsa média estruturada”. Ouça, tenha atenção ao que o cliente está procurando, corresponda e depois, aí sim, potencialize outras vendas casadas.

5- Cuidado com o seu radar, às vezes ele pode estar fora do satélite. Não crie julgamentos, nem antecipe perfis de clientes. Seja gentil e educada. Aperfeiçoe a sua oratória, o seu vocabulário. Cuide do tom de voz e nada de hipóteses sobre o comportamento das pessoas. Mantenha a racionalidade. Entenda o que o cliente quer e veja se está ou não ao seu alcance atendê-lo. Lembre-se que a venda não realizada hoje, pode virar uma oportunidade para o amanhã. Não feche as portas para ninguém.

Investir em autoconhecimento permitirá você entender onde está ganhando e onde está perdendo no empolgante exercício das vendas.

Se quiser dividir comigo suas reflexões, vou adorar! Beijo beijo e até a próxima semana.

Artigos relacionados

Comentários