Autoconhecimento e vendas, uma parceria que dá lucro

A gente se vende o tempo todo: o jeito como a gente se veste, se comporta, os stories que publicamos… tudo está comunicando quem somos, vendendo a nossa imagem pessoal. No entanto, ainda é muito comum, ouvirmos mulheres empreendedoras dizerem que sentem vergonha de vender.

Vender é troca de emoções e não troca de dinheiro. A vergonha de vender talvez esteja ligada a carga de crenças negativas ou a comportamentos de insegurança. Vender é interação, comunicação, apresentação de algo que desperte o desejo do outro. É você com você e você com o outro.

Pensa o seguinte: qual a história que está por traz de cada produto que você vende? Por traz de cada serviço que presta? Se você rodar este filme na mente, assistirá seu percurso e terá a convicção de que foi preciso o enfrentamento de muitos desafios nesta jornada. Fazer a venda é tipo o final da novela, mas você não deve desprezar o grande roteiro percorrido: esforço, coragem, sonhos… tudo ali, empacotadinho em cada entrega.

O cliente é o teu parceiro na trama e não o vilão. Ele é a parte que falta, naquilo que você escolheu fazer. A parte que paga e dá sentido ao talento que você coloca no mundo. Isso muda tudo!

Vender é benquerer. É entregar o teu melhor, em benefício do outro. Por isso é importante estar bonita por dentro e por fora, compreendendo este ecossistema, esta dinâmica do empreender, fortalecendo o quem eu sou e o que eu entrego no mundo.

Bonito demais, né?

Vou te propor um quizz, para clarear a tua reflexão sobre o verbo vender. Leia as perguntas e veja qual resposta se adequa mais ao seu perfil:

1 – Quando o cliente chega, você o vê como:

(  ) Oponente, que você tem que convencer a comprar
(  ) Desenvolvedor do seu negócio

2 – Sua convicção sobre vendas é:

(  ) Ganhar o jogo
(  ) Empatar o jogo, com benefício mútuo

3 – Sua imagem pessoal…

(  ) Traduz o seu negócio
(  ) Às vezes está bacana e ás vezes não

4 – Você durante a venda:

(  ) Fica tranquila, ouve atenta, focada no que o cliente fala.
(  ) Fica animada e dá logo dicas, mostrando todos os produtos incríveis que você tem.

5 – Quando o cliente chega…

(  ) Seu radar já te diz… “Xi! Esse aí não vai comprar nada!
(  ) Seu radar aguarda, sem julgamento e espera pra conduzir a emoção das vendas.

Venda é isso. Troca de sentimentos. Você oferece ao outro o que produz de melhor; para solucionar, enfeitar, colaborar… com a vida dele. Finalizar a venda é o final feliz para todos e quanto mais autoconhecimento, maior o lucro nesta parceria.

Beijo beijo

Artigos relacionados

Comentários