Como realizar seus sonhos por meio da educação financeira.

Você já experimentou o sentimento de chegar ao final do ano e não ter cumprido suas promessas? Com tantas coisas para fazer, tarefas de casa, filhos, marido, quantos sonhos ficam engavetados?

É sabido que para a realização de nossos sonhos temos de disponibilizar a necessária energia à sua realização. Mas que energia é essa? Ter um propósito inabalável que te mova a poupar. Guardar dinheiro por guardar não motiva ninguém e não leva a lugar nenhum.

Eu afirmo para você que sonhos podem ser realizados com educação financeira. Você já parou para pensar sobre Educação Financeira? 

Educação financeira é sobre padrão de comportamento, é sobre desenvolver um modelo mental que leve a realizar hábitos saudáveis, que te leve a realizar sonhos e sua longevidade.

Como realizar seus sonhos utilizando a educação financeira.

Eu e meu marido amamos viajar, e é impressionante como se consegue economizar quando temos clareza dos nossos sonhos. Fazemos reuniões anuais para decidir quais serão os lugares que gostaríamos de visitar no ano seguinte. Acompanhar nosso orçamento financeiro anual faz parte do nosso hábito familiar.  Uma vez definidos os locais, partimos para o planejamento, onde não abrimos mão da pesquisa detalhada de preços.

Nossa escolha para viajar é sempre na baixa estação, pois isso barateia muito a viagem. Nosso sonho de curto prazo é conhecer pelo menos um novo país por ano. 

Por exemplo, em um cruzeiro que fizemos pelas ilhas gregas em 2019, saindo e voltando pelo porto de Veneza, descobrimos que conseguiríamos uma extensão para Paris, com um pequeno acréscimo na tarifa aérea. Uma experiência única e inesquecível. Descobrimos também que voar na quarta-feira ou sábado tende a ser mais barato.

Fazer esforço para cortar gastos e gerar poupança só faz sentido se houver a motivação dos sonhos.

Sonhar nos mantem vivos! São os sonhos que vão fazer você parar e dizer “espera aí, não vou gastar com essa bolsa, porque na verdade eu quero viajar no final do ano.”

Infelizmente não há atalhos, não existe uma formula mágica para enriquecer. É necessário definir prioridades. Fazer um diagnóstico de seus gastos, cortar os excessos para proteger seus sonhos.

Quando você gasta tudo que ganha é porque você não tem um objetivo. Dinheiro sem destino é um recurso perdido. Dinheiro poupado tem que estar “carimbado”.

É necessário aprender a controlar o seu dinheiro, pois como dizia um pensador desconhecido “O dinheiro é um ótimo criado, mas um péssimo senhor”. Reforço vindo de uma música do Frejat, “eu desejo que você ganhe dinheiro, pois é preciso viver também. E que você diga a ele, pelo menos uma vez, quem é mesmo o dono de quem”.

E eu finalizo te convidando a ver o dinheiro da forma como ele verdadeiramente é: um aliado na busca de seus sonhos.

Artigos relacionados

Comentários