Facilite a vida do cliente com vista cansada

Um papo sobre Legibilidade.

Se você quer garantir que seu público vai ler, entender e se interessar pelo que você divulga, aprenda como assegurar a legibilidade do texto. Legibilidade? Fique por aqui para entender melhor sobre este assunto.

Vamos imaginar uma situação: na hora de aprovar o layout de um folheto, por exemplo, a gente recebe o arquivo por e-mail, abre no computador, dá um zoom e se concentra para ver (e ler) aquela peça. “Aprovado!” Você diz, afinal está legível e explicativo.

O alerta é que quando o consumidor vir esse impresso ele estará dividindo a atenção com outras 5 coisas ao mesmo tempo, não se concentrará para tentar entender a mensagem e muito menos conseguirá dar um zoom para ver melhor os detalhes. O que acontece a partir daí é uma série de desentendimentos, dúvidas e retrabalho para responder perguntas que deveriam ser entendidas com o folheto.

Reconheceu esta situação? Então entender sobre Legibilidade.

O QUE É E IMPORTÂNCIA:

Recurso para guiar como uma peça visual será escrita e lida, facilitando a compreensão e aumentando o alcance da mensagem.

No marketing, é fundamental que toda a comunicação seja de fácil entendimento, gerando desejo, engajamento, curtidas e atração de potenciais clientes.

O QUE FAZER:

  1. Conheça o público para utilizar a linguagem correta. Além disso, adéque o linguajar = formal ou informal – à ocasião e ao meio utilizado. Um post pode ser mais coloquial do que um texto no site.
  2. Opte por fontes (letras) menos rebuscadas e fáceis de ler. O tamanho não pode ser muito pequeno (incômodo) ou muito grande.
  3. O texto não pode ser de cor parecida do fundo. A falta de contraste chega a impossibilitar a leitura.
  4. O espaçamento entre linhas também influencia na legibilidade. Linhas muito próximas atrapalham, bem como blocos de texto grandes que desestimulam o leitor.

Semana que vem continuaremos vendo dicas do que fazer e – tão importante quanto – do que não fazer. Estes cuidados podem melhorar seus resultados consideravelmente e alegrar a vida do consumidor que esqueceu os óculos.

Artigos relacionados

Comentários