Entrevista de emprego

Quem nunca ficou nervosa antes de uma entrevista de emprego que atire a primeira pedra.

Se você já passou por isso sabe do que estou falando, se ainda está procurando emprega é bom ficar atenta a algumas dicas que vão te ajudar a conseguir aquela vaga.

Antes da entrevista procure se informar sobre a empresa, isso é fácil porque uma boa pesquisa no Google vai te dar o perfil. Se conhecer alguém que trabalhe lá e puder fazer algumas perguntas, melhor ainda.

Procure dormir cedo na noite anterior, vale recorrer a um chazinho morno, mas jamais a remédio para relaxar porque pode te deixar sonolenta e desatenta no dia seguinte.

É sempre bom escolher o que vai vestir na véspera, opte por cores mais sóbrias e neutras. Cores como preto, azul marinho. Vale também misturar com uma cor clara como branco e off white. Peças decotadas e um visual sensual estão definitivamente proibidos.

Evite também cores fortes e muito chamativas.

Chegue pelo menos 15 minutos antes do horário. Você vai ter tempo de se recompor, relaxar e se preparar para ser entrevistada.

Aceite água e café se forem oferecidos. Nem pense em chegar atrasado.

Durante a entrevista nada de ficar amassando os dedos, isso demonstra nervosismo e insegurança e jamais cruze os braços, além de indelicado é uma posição de quem está na defensiva. Não fale demais nem de menos. Responda as perguntas da melhor forma possível mas seja objetiva, não exagere na resposta.

Gírias e palavrões não vão te ajudar, saber se expressar de forma clara e passando credibilidade são mais importantes do que você pensa.

Celular desligado, até no vibra call é perigoso, pode tirar sua atenção da entrevista e isso é um pecado que pode custar a vaga.

Chegar cheirando a bebida é imperdoável, da mesma forma como usar um perfume muito forte ou, pior ainda, com cheiro de suor e de falta de higiene.

Falar sobre suas experiências anteriores é válido, desde que seja perguntado. Mas, novamente, não demore demais e evite comentários maldosos.

Um ou outro aspecto profissional é válido, mas não emita juízo de valor.

Da mesma forma seja muito discreta quanto a sua vida pessoal, responda educadamente, mas sem precisar se abrir achando que está no divã do analista.

Artigos relacionados

Comentários