Entrevista de Emprego

Quem nunca ficou nervoso antes de uma entrevista de emprego que atire a primeira pedra. Se você já passou por isso, sabe do que estou falando. Se ainda está procurando emprego, é bom ficar atento a algumas dicas que vão te ajudar a conseguir aquela vaga.

Antes da entrevista, procure se informar sobre a empresa. Isso é fácil porque uma boa pesquisa no Google vai te dar o perfil necessário. Se conhecer alguém que trabalhe lá e puder fazer algumas perguntas, melhor ainda.

Procure dormir cedo na noite anterior. Vale recorrer a um chazinho morno, mas jamais a remédios para relaxar, pois podem te deixar sonolento e desatento no dia seguinte.

É sempre bom escolher o que vai vestir na véspera. Opte por cores mais sóbrias e neutras, como preto e azul marinho. Vale também misturar com uma cor clara como branco ou off-white. Peças decotadas e um visual sensual estão definitivamente proibidos. Evite também cores fortes e muito chamativas.

Chegue pelo menos 15 minutos antes do horário. Assim, você terá tempo de se recompor, relaxar e se preparar para ser entrevistado. Aceite água ou café se forem oferecidos. Nem pense em chegar atrasado.

Durante a entrevista, nada de ficar amassando os dedos, pois isso demonstra nervosismo e insegurança. Jamais cruze os braços, além de indelicado, é uma posição de quem está na defensiva. Não fale demais nem de menos. Responda às perguntas da melhor forma possível, mas seja objetivo, não exagere nas respostas.

Gírias e palavrões não vão te ajudar. Saber se expressar de forma clara e passar credibilidade são mais importantes do que você pensa.

Celular desligado. Até no modo vibrar é perigoso, pois pode tirar sua atenção da entrevista e isso é um pecado que pode custar a vaga.

Chegar cheirando a bebida é imperdoável, da mesma forma que usar um perfume muito forte ou, pior ainda, com cheiro de suor e falta de higiene.

Falar sobre suas experiências anteriores é válido, desde que seja perguntado. Mas, novamente, não se alongue demais e evite comentários maldosos. Um ou outro aspecto profissional é válido, mas não emita juízo de valor. Da mesma forma, seja muito discreto quanto à sua vida pessoal. Responda educadamente, mas sem precisar se abrir como se estivesse no divã do analista.

Artigos relacionados

Comentários