É preciso aprender a fazer perguntas
A escola convencional nos ensinou e continua ensinando aos nossos filhos, a dar respostas certas.
Toda educação cartesiana e antiquada se baseia em validar e admirar alunos que respondem corretamente aos professores, às provas, aos simulados, aos para casas… E nessa perspectiva, vão se aprovando socialmente os bem colocados na arte de “responder corretamente” ao que foi perguntado.
Rubem Alves, educador, psicanalista e escritor brasileiro, contrariando o senso comum, há muito tempo atrás, dizia.
“Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas.”
O filósofo Sócrates, 400 anos antes de Cristo, já defendia um método investigativo argumentativo baseado em questionamentos através das perguntas, muitas vezes simples, mas que instigavam seus alunos a pensarem por si mesmos.
A arte de fazer perguntas nunca foi tão importante quanto nos dias de hoje. Até para você fazer uma pesquisa adequada no Google é necessário usar as palavras chaves relacionadas ao conteúdo da busca. Quem não sabe fazer perguntas, fica na superficialidade dos assuntos. Não toma posse das informações relevantes, não se aprofunda e não consegue obter insights significativos.
Perguntas precisam ter intencionalidade
– Uma vendedora que não sabe fazer as perguntas certas para os seus clientes, não consegue efetivar a venda dos seus produtos.
– Uma mãe que não sabe fazer as perguntas adequadas ao seu filho, poderá criar mais conflitos quando tentar resolvê-los.
– Um estudante, ou qualquer uma de nós, que não sabe fazer perguntas ao Chat GPT ou a tantos outros recursos da Inteligência Artificial, se compara a alguém que tem o melhor SUV da categoria disponível para explorar lugares e não sabe dirigir.
– Para encontrar novas respostas e soluções, você vai precisar aprender a fazer algo que não te ensinaram: perguntar de forma clara. Boas perguntas, com certeza, contribuirão para a criação de novos caminhos e abrirão as portas do conhecimento na nova era.
– Perguntas bem formuladas ajudarão a identificar a raiz dos problemas, melhorarão a sua capacidade de comunicar ideias, de ouvir ativamente e de trocar informações de maneira objetiva e eficiente.
– Aprender a fazer perguntas é uma habilidade fundamental para aprimorar a comunicação, desenvolver relacionamentos saudáveis, obter informações valiosas e continuar crescendo tanto pessoal quanto profissionalmente.
Quer me perguntar alguma coisa? Pode começar praticando aqui.
Beijo beijo.
Comentários