É possível vencer os pessimistas no trabalho?

Se você ainda não lidou com um pessimista tenha certeza de que você é um ponto fora da curva, pois é cada vez mais comum pessoas terem o tal “olhar pessimista” sobre as coisas, e você sabe tão bem quanto eu o quanto isso pode afetar a produtividade da equipe e o crescimento do negócio.

Imagine uma pessoa o tempo todo reclamando das atividades, do chefe, de outros colegas, da política, da economia, das contas pra pagar, ou seja, de tudo. Esse é o profissional que pode afetar o clima na empresa ou na sua loja.

Mas, antes que você comece a identificar quem são os pessimistas ao seu redor, vamos nivelar nosso entendimento sobre as características de uma pessoa pessimista.

Normalmente os pessimistas são aquelas pessoas que adoram focar sempre no aspecto negativo das situações, essa condição vai desde o pensamento até aos seus sentimentos e por consequência a sua fala. São pessoas que desacreditam das coisas tanto na vida profissional quanto pessoal.

Dentre as principais características do pessimista estão:

  • Foco nas falhas, estão sempre identificando as fraquezas
  • Autodepreciação
  • Costumam ter muita dificuldade de adaptação, ou seja, são avessos a mudanças
  • Síndrome do impostor

Este artigo não tem pretensão de falar sobre como tratar as patologias que podem levar ao pessimismo, como: complexo de inferioridade, sentimento de incapacidade, medo de sofrer. Este trabalho fica para os profissionais da psicologia, aqui quero falar como o pessimismo pode ser prejudicial no ambiente de trabalho e alertar que VOCÊ pode ser a pessimista.

Então o que o pessimismo pode afetar no ambiente de trabalho?

Acima falei de duas consequências: afetar a produtividade da equipe e impactar no crescimento do negócio. Isso acontece porque o pessimismo afeta diretamente o humor, bem-estar e saúde não só do pessimista como dos demais funcionários, tornando o local de trabalho num ambiente toxico.

Como no ambiente de trabalho muitas vezes não podemos evitar de lidar com os pessimistas tenha em mente que é uma tarefa difícil, pois normalmente esses encontros sugam nossa energia. Mas, se você não tiver escolha, busque ser empático com essa pessoa, tente entender os motivos de tanto pessimismo, tente criar uma atmosfera positiva, sempre que possível enumere os aspectos positivos da situação dentro do seu entendimento.

Algumas técnicas, simples de executar, podem ajudar muito no dia a dia com o pessimista:

  • Tenha uma escuta ativa, tente ouvir e compreender ao máximo o que ele tem a dizer, isso causara nele um sentimento de valorização e de pertencimento.
  • Evite a comunicação violenta, as vezes por mecanismo de defesa é muito comum já sermos secos e hostis com os pessimistas, tipo “não vai adiantar falar nada, ele é sempre do contra mesmo”. Seja assertivo, educado e respeitoso.
  • Não fuja de dar feedback, manter a comunicação sempre aberta e transparente sobre os comportamentos pode ajudar o pessimista a ganhar mais confiança e passar a ter atitudes mais positivas

Recentemente atendi uma empresa com a queixa de que o RH não estava conseguindo engajar os funcionários, inclusive o tunorver está elevadíssimo. E durante minha reunião perguntei ao empresário como ele se sentia em relação ao seu negócio, ao seu segmento e principalmente em relação a sua equipe. Bastou ele responder a primeira pergunta “As vezes eu não tenho nem vontade de ir pra lá, pois já sei que vão fazer tudo errado”.

Querida empreendedora Donadelas, as vezes o pessimismo está em nós e precisamos agir rapidamente para não contaminarmos nossa equipe, nossos negócios e nossa família. Claro que aqui vale ressaltar que o pessimista tem um lado positivo, pois muitas vezes podem nos alertar sobre possíveis problemas que nós na empolgação não estamos visualizando. O problema está em deixar que o sentimento pessimista perdure sem buscar ajuda.

Agora que você já percebeu que pode ser o pessimista, vou deixar algumas perguntas pra você entender se é uma candidata potencial ao prêmio pessimista do ano:

Quantas vezes por semana acordo de mal humor?

Tenho elogiado ou criticado mais?

Como tenho reagido quando um funcionário, amigo ou familiar vem me contar sobre seus planos?

Essas perguntas são só para te chamar atenção sobre o assunto, afinal seu comportamento é fundamental para o seu sucesso.

Excelente semana Donadelas!

Artigos relacionados

Comentários