Cuidado com nossos idosos

Uma coisa é certa, todos nós vamos envelhecer, o tempo é implacável e não pára. Se você já tem um idoso na família, ou mesmo convive com algum idoso, que tal pensar um pouco no seu relacionamento com ele e fazer dessa convivência um motivo de alegria e prazer?

Eu sugiro que você comece dando atenção ao seu idoso, pare um pouco para conversar, para perguntar sobre ele, se tem algo que o incomoda. Mas faça isso com calma e com tempo. Os idosos são mais vagarosos então respeite o tempo deles.

Escute seus conselhos, escutar é diferente de apenas ouvir. Valorize o que ele tem a dizer, mesmo que seja uma realidade muito diferente da atual, eles têm experiência, sempre se tira alguma coisa útil de seus conselhos.

Os idosos são sábios e prestam mais atenção ao mundo ao seu redor do que você imagina. Deixe que ele seja útil, que faça alguma tarefa, que cozinhe algo que só as avós sabem fazer. Acompanhe, mas deixe que ele faça do jeito como gosta.

Faça companhia ao seu idoso, não se limite apenas às visitas protocolares como domingos e festas, vá almoçar com ele um dia na semana, ou leve para almoçar na sua casa, ou para um lanche no final da tarde. Até mesmo um simples cafezinho já muda todo o dia do idoso.

Não deixe que ele fique preso à televisão o dia todo, proponha um programa como um curso, um bailinho ou um jogo de cartas que ele possa participar. Muitos clubes mantém uma programação mensal exclusiva para os cabeça de prata.

Respeite o lugar da casa que ele gosta, seja uma cadeira, um lugar à mesa, principalmente se o idoso mora com você, isso faz com ele se sinta acolhido e querido.

Pessoa idosa gosta de fazer as coisas do seu jeito, se não faz diferença aceite e respeite a teimosia, não force a barra impondo sua vontade.

Há idosos que são mais animados, mas há os que gostam de ficar quietinhos, respeite, mas fique atento aos sintomas de depressão, isso requer atenção.

Aproveite ao máximo o tempo com seu idoso, não deixe para se arrepender depois que ele partir.

Artigos relacionados

Comentários