Como escolher um sócio para o meu negócio

Ter um sócio é quase como estar casado, com a diferença de que em uma sociedade não há a relação amorosa, ela é meramente comercial. Porém, para que esse “casamento” funcione, alguns pontos precisam ser observados, o primeiro deles se os sócios estão alinhados com o mesmo propósito e objetivos do negócio.

Para que uma relação societária funcione, a transparência, honestidade e a escuta são fundamentais, a base de uma boa relação é a confiança entre os envolvidos.

Os sócios também devem se comunicar adequadamente, falar por trás ou com terceiros sobre os problemas da sociedade de nada vai adiantar.

Não é das tarefas mais fáceis encontrar o sócio ideal, idealizar a imagem de um já é o primeiro caminho para que não dê certo. Então, se seu objetivo é encontrar um sócio, comece pensando em que tipo de sócio está buscando. É apenas para investir no negócio sem envolvimento nas decisões?

Ou é alguém que vai estar realmente ao seu lado, como se diz “carregando o piano junto”? Costumamos ver sociedades iniciarem entre amigos, parentes ou mesmo entre pessoas conhecidas, isso tanto pode dar muito certo como pode ser um desastre. Lembre de que essa pessoa vai conviver com você pelo menos oito horas por dia. Então, analise friamente se ela tem o perfil que combina com você.

Uma consultoria pode te ajudar a definir o perfil ideal para sua sociedade, ela vai listar as habilidades que você tem e as que o provável sócio deverá ter e como vocês se complementam.

Um outro fator importante para um bom relacionamento é pensar em que momento da vida a outra pessoa está. Abrir um negócio próprio é abrir mão também de muito na vida pessoal e familiar.

Mas não pense que é apenas no perfil do seu sócio que você deve se preocupar, pense também quanto a você, que tipo de sócio você é, como divide as tarefas, como lida com as questões, incertezas e riscos que todo negócio traz.

O melhor é falar abertamente com a outra pessoa antes de formalizar qualquer acordo e ter o máximo de certeza possível de que a sociedade pode dar certo.

Uma sociedade envolve questões jurídicas, regras e acordos, então tratar da forma mais profissional possível é com certeza um bom caminho!

Artigos relacionados

Comentários