Como comemorar com a equipe as festas de final de ano

Olá, Donadelas, este artigo não é para falarmos de regras de etiqueta – jamais me atreveria, apenas para refletirmos que por mais que as coisas não tenham sido exatamente como você imaginou ou desejou, sua equipe chegou até o fim com você e merecem um olhar diferente neste período.

Esta é uma época que acompanho alguns clientes com dúvidas, tipo “será que devo fazer?”, “acho que não será necessário” ou “será que vale a pena?” e várias outras ideias, todas no mesmo gênero. E a resposta? Claro que deve!

O que você precisa entender é como sua equipe se sentirá com as comemorações e respeitar a vontade de cada um participar ou não. Só que você empreendedora, como líder precisa estar disponível para de alguma forma confraternizar com sua equipe e demonstrar o quanto é grata.

O melhor motivo para investir em confraternização de empresa é a motivação que esse evento proporciona para os funcionários. É a partir do contato com os colegas e da valorização de seu trabalho que eles se sentem parte de um time. O momento de celebração é o ideal para mostrar que os resultados da empresa na verdade são o resultado do trabalho de cada um deles.

Com a sensação de pertencimento, os colaboradores ficam mais motivados e compreendem que são uma parte muito importante da organização. Funcionários motivados são mais produtivos e engajados.

E se a motivação não for motivo suficiente pra você, olha quanto benefício a confra pode proporcionar:

  • Satisfação interna: A festividade é um investimento na qualidade de vida dos colaboradores, pois são momentos valiosíssimos de cooperação entre equipes e de relacionamento interpessoal.
  • Líderes conhecem melhor os funcionários: Esses momentos servem para melhorar o  relacionamento interpessoal dos profissionais da empresa e pode ser um canal interessante para que empreendedores e gerentes conheçam melhor seus colaboradores.

Se parar para pensar, o problema não está em confraternizar, mas entender a melhor forma de fazer isso. Os almoços, jantares são bem-vindos, até festas com Karaokê, temáticas ou com atrações, o importante e checar se todos, ou a maioria, estarão disponíveis no dia e horário.

Lembre-se que a confraternização é uma comemoração na qual, independentemente do nível de formalidade, todos devem se sentir à vontade. Essa não é a hora para comunicar mudanças na organização ou definir novas metas, e sim um momento para celebrar.

Meu conselho? Curta e aproveite!

Que venham as festas!!!!

Artigos relacionados

Comentários