Aplicação do Visual Law nos documentos da empresa

Olá Donadelas! Você já ouviu falar neste termo, visual Law? Isto nada mais é do que uma técnica que facilita a compreensão das regras jurídicas utilizando ilustrações, ícones, tabelas, mapas visuais, dentre outros elementos gráficos que tornam a mensagem mais clara, facilitando a leitura pelo usuário final.

Na maioria dos contratos que vemos por aí, ou uma das partes não lê tudo que ali está escrito, ou não entende totalmente o que lê, pois geralmente são páginas e mais páginas de cláusulas com palavras jurídicas difíceis para o leitor compreender. Isso gera muitas vezes, dificuldade na celebração daquele negócio, pois o cliente fica com medo de existir uma “armadilha” naqueles termos.

É preciso, todavia, ter bom senso nestas aplicações, pois, apesar de ser um recurso que busca facilitar a compreensão dos documentos, dependendo do caso, o recurso empregado pode causar o efeito contrário e dificultar o entendimento, ficando um documento visualmente poluído, por exemplo.

Vejam, o visual law traz a chance de fortalecer a sua marca, pois ela tem destaque nos documentos da sua empresa, sendo um diferencial no mercado, podendo ser usado inclusive desde a apresentação de propostas aos clientes. Isso gera o envolvimento do cliente, melhorando o relacionamento com este.

Assim, o visual law nada mais é que um mecanismo de aprimoramento de comunicação, para que os contratantes entendam plenamente aquilo que estão assinando, seja qualquer espécie de contrato. Quem nunca ouviu a expressão “o combinado não sai caro”? Pois bem, reformulamos para “o combinado e compreendido não sai caro”.

Artigos relacionados

Comentários