A rotina de uma empreendedora
Fiquei impressionada outro dia quando ouvi um comentário que dizia que eu estava mentindo. O fato é que estava participando de uma Live e disse que minutos antes estava lavando roupas. Isso me intrigou, como assim, porque eu precisaria mentir dizendo isso? O que as pessoas pensam que nós, empreendedoras normais, fazemos de diferente?
Claro que não lavo roupas o dia inteiro, mas sou eu quem cuido e faço as rotinas da casa: limpar, lavar, organizar, cozinhar, ir ao supermercado, feira, etc. Meu filho Gabriel, de 13 anos me ajuda muito, quando está comigo, então vamos mantendo tudo limpo e no lugar, sem stress, sem desespero, mas com certa disciplina.
Trabalho em casa, onde tenho meu escritório. Acordo cedo, tomo café, banho, organizo a casa, e às 9h estou diante do computador. O restante do dia é simples: trabalho, pausa para preparar o almoço, comer, lavar os pratos, limpar a cozinha e voltar ao trabalho. Ao fim do dia é o mesmo: preparar o jantar, lavar os pratos e limpar a cozinha. Depois descansar.
Tenho o privilégio de ter a presença da Carmem, uma fada (disfarçada de diarista), que vai uma vez por semana, às sextas-feiras, fazer uma faxina geral. Quando ela vai, sinto que estou nas nuvens: é o meu dia de folga dos afazeres domésticos!
Pronto, é isso.
Tem dias que não consigo ser muito produtiva, tem dias que em poucas horas resolvi questões importantes que facilitarão o trabalho do time. Tem dias que estou com preguiça de verdade, e quando percebo isso, tomo outro banho, troco de roupa, preparo um café e recomeço de onde parei!
Não tem mistério: quando a gente trabalha por nossa própria conta, ou nos impomos uma certa disciplina, ou pouca coisa vai para frente. E o que fazer para ser mais produtiva, evitar as distrações, e conseguir focar nos resultados, incluindo, claro, os afazeres domésticos? Vou partilhar aqui o que eu faço, e que me ajuda bastante:
1 . Crie uma rotina diária, contemplando cuidado com filhos e organização da casa, se você tem essas responsabilidades.
2 . Anote o que precisa ser feito e cumpra as tarefas do dia.
3 . Não se distraia com o que não lhe traz resultado, se você trabalha em casa, evite ligar a TV por exemplo, enquanto está trabalhando. Eu prefiro ouvir uma playlist de concentração, com música calma, em volume baixo.
4 . Estipule um tempo para acessar suas redes sociais, e dê foco a isso. Enquanto estiver nas redes, leia os posts que lhe interessam, interaja com outras pessoas, responda os questionamentos e comentários que fizeram nos seus posts, mas evite navegar à toa. Tempo é dinheiro!
5 . Não seja tão inflexível ao cumprir sua agenda. Se seu filho ou filha chegar perto, tire uns minutos, brinque, beije-os e abrace-os muito. Isso nunca será perda de tempo!
6 . Muitas vezes estamos tão cansadas que paramos de produzir com qualidade, seja um texto, seja a confecção de um produto, etc. Pare, respire, tome um café ou chá, beba muita água. Tire 10 minutos fazendo nada (fazer nada é nada mesmo, não é ir para as redes sociais). Ao retomar, você vai perceber que estará muito melhor.
7 . Antes de finalizar o dia, confira sua agenda, veja o que foi feito. Se porventura tiver algo que não deu para fazer, insira essa tarefa no dia seguinte.
Após terminar seu dia de trabalho, seja gentil com você: agradeça a Deus pelas conquistas, pela saúde, pela oportunidade de pensar e trabalhar. Às vezes a gente não fez uma venda nesse dia, é difícil, eu sei, mas se você comeu hoje, se você estava perto de seus filhos, se você tem um teto para dormir, tem saúde para trabalhar, seja grata por isso.
Empreender não é fácil, por que exige de nós um poder maior sobre nós mesmas. Não é apenas o que queremos conquistar que vale. É todo o processo para se chegar até lá. E isso inclui, sem sombra de dúvidas, todo o pacote: cuidar da casa, dos filhos, do negócio, do amor, e, principalmente, de você!
É um conforto ler um texto que nos aproxima de nós. Tenho uma rotina muito parecida com a sua e creio, que milhares de mulheres como nós, também as têm. A gente precisa dizer sobre isso para quebrar este paradigma de que quem trabalha no ambiente virtual, tem sempre a mágica de estar tudo bem e que a vida é só glamour ( fadas só as Carmens, e Jus, e Lucianas, e Beths…)
Penso que a grande magia mesmo é a do aprendizado em fazer isso e da organização, como você bem disse. Obrigada por compartilhar r me fazer lembrar que está tudo bem lavar roupas e escrever textos bacanas, inspiradores. Dá tudo certo! Beijo beijo.
Que legal, Cláudia.
Sabe, resisti várias vezes ao escrever o texto. Pensei: quem lá quer saber da minha rotina?? Depois achei por bem manter e enviar, pois muita gente ainda imagina que ser empreendedora é viver sei lá, em outro mundo… pois, eu que não arrume minha cama pra ver… Obrigada pelo carinho.
Maravilhoso Ely, não tenho filhos pequenos, mas estou tentando me estruturar na organização, minha mãe está morando comigo agora e necessita de alguns cuidados, tenho que montar uma rotina de trabalho e casa , pois sou empreendedora (pelo menos tentando ☺️), sou Consultora de Beleza e entrando no marketing digital e às vezes me falta foco e concentração, daí muitos ruídos externos
Compreendo esse início, Patrícia, e acredite, mesmo depois de estabelecer uma rotina, sempre haverá desafios que precisaremos fazer um esforço enorme para transpor. Conte conosco aqui na rede para partilhar suas vivências, assim, vamos aprendendo e ajudando umas às outras. Essa é a ideia central da Donadelas!
Me identifiquei com essa rotina e os desafios de fugir das distrações.
Nós que trabalhamos com redes sociais, temos que ser ainda mais vigilantes! Não é fácil, mas adoto algumas estratégias: deixo longe meu celular quando vou cozinhar, assistir a algum filme, ler um livro ou conversar com alguém onde o assunto não é trabalho.
A ideia é se concentrar no momento presente, sempre.