A origem do Amigo Secreto

troca-de-presentes-no-amigo-secreto

A brincadeira do Amigo Secreto tem sempre espaço nas confraternizações natalinas, sejam elas entre amigos, familiares ou entre colegas de trabalho.

Mas afinal como será que surgiu essa brincadeira que divide opiniões, uns amam, outros nem tanto.

Não se sabe bem ao certo, mas dizem que essa tradição surgiu na Grécia antiga, quando os gregos presenteavam pessoas influentes de forma aleatória. Há quem diga que surgiu por volta do século XVIII entre os povos nordicos, que trocavam presentes ao amanhecer para celebrar o pacto com os deuses, dizendo “Que você jamais se esqueça dos deuses sobre nós.”

Há ainda uma terceira teoria que liga essa troca de presentes ao caos econômico americano, na crise de 1929. Nessa ocasião, durante as confraternizações, como não era possível presentear todos os operários colegas de trabalho, foi decido fazer uma brincadeira que ficou conhecida como Secret Santa.

Por aqui, em terras brasileiras, costuma-se chamar a brincadeira de Amigo Secreto, Amigo Oculto ou Amigo Invisível, cada pessoa sorteia o nome de um dos participantes e a troca de presentes é feita no dia da confraternização ou mesmo no dia de Natal.

E porque eu disse que há os que amam e os que odeiam? Porque já foram criadas variações dessa brincadeira e nem todas agradam a todos.

O importante é participar se você fica à vontade com isso, se não o melhor mesmo é ficar de fora.

Uma das variações que mais divide opiniões é o Amigo da Onça. Nessa versão que ganha um presente pode escolher trocar pelo presente que outro participante já ganhou. As vezes as pessoas se aborrecem porque não querem fazer a troca, principalmente se o presente for melhor do que o outro. Sugiro combinar muito bem antes para não acabar em confusão.

Daí existe o Amigo Chocolate, onde os presentes devem ser apenas chocolate. Devo confessar que desse não participaria porque não gosto de chocolate. Ele é muito comum na época da Páscoa.

Tem ainda o Amigo Secreto Chinês. Estipula-se um valor e cada pessoa compra um presente sem saber para quem será dado. No dia da troca de presentes cada pessoa recebe um número que será sorteado e daí escolhe o presente que achar melhor. Há uma versão desse amigo secreto parecida com o Amigo da Onça, quando o participante pode escolher um presente que já foi escolhido por outro.

Lembrando que todos os presentes devem ser abertos no momento que forem escolhidos para dar chance dos participantes saberem o conteúdo.

Independente do nome, certo que é que é uma brincadeira que já faz parte das tradições, principalmente da época natalina. Se você gosta, aproveite, se não gosta melhor mesmo ficar de fora observando sem se envolver.

Artigos relacionados

Comentários