A importância das habilidades e competências nos negócios

Esses são termos muito usados nos últimos anos dentro e fora das empresas, mas ainda existe muita confusão na empregabilidade dos dois termos. Os dois tem conceitos bem diferentes, elas podem até andar juntas, mas não se complementam necessariamente.

Então vamos começar deixando bem claro o conceito de cada uma:

HABILIDADE: nada mais é do que nossa capacidade de realizar uma determinada tarefa, algo específico, que envolve destreza. A habilidade é a prática, o produto do conhecimento sobre um determinado assunto de forma eficiente a ponto de resolver.

As habilidades não são inatas, então com prática e dedicação podem ser aprimoradas. Cada um de nós tem um conjunto próprio de habilidades que usamos durante um dia de trabalho.

COMPETÊNCIA: esse é um conceito mais complexo, mas não difícil. Competência é a combinação de nossos conhecimentos, habilidades e traços pessoais aparentes no nosso comportamento que nos permite conquistar objetivos específicos. Os traços pessoais estão ligados aos nossos valores e como somos moldados por eles e seus efeitos com tudo que nos cerca.

A competência é muito mais ampla do que uma habilidade e por isso muito mais difícil de aprender.

Os líderes precisam aprender a equilibrar as habilidades e competências dentro das empresas para garantir que todos sejam capazes de desenvolver sua função o que promoverá um aumento da produtividade, resultados melhores e mais oportunidades de crescimento.

Para ficar bem claro pra vocês um exemplo de competência é a comunicatividade, que exige uma serie de habilidades: saber ouvir, saber fazer síntese, ser criativo e curioso.

Quanto as habilidades, estas foram divididas em habilidade técnica e comportamental. A primeira está baseada em conhecimentos técnicos e treinamentos que promovam a conclusão de uma atividade.  As habilidades comportamentais estão ligadas ao comportamento, como os funcionários interagem entre si, ou seja, no local de trabalho. O comportamento diante de uma situação de conflito é um bom exemplo: ser resiliente, saber ouvir e falar de forma assertiva.

As habilidades e competências mais desejadas pelo mercado são: comunicação, escuta ativa, inteligência emocional, liderança e tomada de decisão.

Quando os líderes fazem a gestão dessas informações conseguem reduzir a rotatividade e aumentam o engajamento. E isso acontece quando temos profissionais com competências que se complementam, uma das características de equipes de alta performance.

E lembre-se empreendedora, como estão suas habilidades e competências? Você tem trazido para dentro do seu negócio profissionais com competências e habilidades que complementem as suas?

Excelente semana Donadelas!!!

Artigos relacionados

Comentários