A importância das cores na Identidade Visual

Nos dois últimos artigos falamos sobre Identidade Visual, sua importância, conceitos e como implementá-la corretamente. Hoje daremos andamento a este assunto abordando a escolha das CORES que farão parte da sua marca e empresa no geral.

Mas antes de nos aprofundarmos neste assunto, vamos fazer um teste: você consegue identificar de quais marcas são as imagens abaixo?

E estas?

Provavelmente você acertou que as imagens acima são do Banco Itaú e da Operadora Vivo (retiradas do site Behance.net).

Se conseguiu identificar, percebeu o quanto a cor foi importante. Claro que outros elementos ajudam: tipografia (letra utilizada), símbolos, texturas… é este conjunto bem trabalhado que torna a Identidade Visual mais forte e eficaz.

Agora vamos fazer o exercício contrário: vou listar algumas marcas e perceba qual a primeira cor que vem à sua mente:

  • Coca-cola
  • McDonald’s
  • Facebook.

Já deu para perceber o poder das cores para criar uma marca sólida e impactante, permitindo uma comunicação eficiente. A questão é como fazer essa escolha correta, então vem comigo que vou dar um passo a passo.

Psicologia das cores

As cores afetam nossas emoções, criando desejo ou repulsa. Cada tom é percebido de uma forma diferente, especialmente quando utilizados dentro de um contexto específico.

Entenda a sensação de cada cor (no artigo “CORES: como usar no ponto de venda” eu falo sobre isso) e faça suas escolhas seguindo o direcionamento estratégico, valores da marca e mensagem que deseja transmitir.

Mercado

As pessoas podem “sentir” as tonalidades de formas diferentes, portanto leve o público-alvo em consideração. Um perfil jovem e moderno tem referências diferentes de pessoas clássicas e conservadoras.

Além disso, avalie o mercado, concorrentes diretos e a paleta que eles utilizam. Seja original e escolha a paleta certa para se diferenciar e encantar.

Muito além da logomarca

Produtos, embalagens, papelaria, uniforme, estrutura física do negócio… O uso estratégico das cores deve continuar em todos esses itens e pontos de contato com o consumidor.

Pelo que vimos até aqui ficou claro que a escolha das cores da marca nada tem a ver com preferências pessoais. Avalie a cultura da empresa, a mensagem que quer passar e como impactar o consumidor.

Espero que tenha gostado deste assunto. Qualquer dúvida me conte nos comentários. 😘

Artigos relacionados

Comentários