A IA e as profissões                                                

Conexão entre cérebro humano e inteligência artificial

O assunto sobre a substituição de algumas profissões pela Inteligência Artificial é bem recorrente nos últimos tempos. Eu mesma já explorei este assunto aqui neste Blog. Mas o que me chama atenção é a resistência de algumas pessoas em não perceber essa mudança.

Não é questão de radicalismo futurista ou de desprestígio a algumas funções. É o ciclo da vida das profissões. Para quem é 40+ sabe que algumas atividades não existem mais nas empresas e outras tantas vão deixar de existir. Só por saudosismo, quem lembra das telefonistas ou dos datilógrafos? Acho que algumas pessoas aqui nem sabem o que é um datilógrafo (risos).

Mas, voltando ao tema futuro, a substituição de pessoas por máquinas existe há muitos anos e o sumiço de profissões também. Existem desde é a época da Revolução Industrial, ou antes mesmo. O que mudou foi a forma e a tecnologia substitutiva.

Em geral, as atividades que são mais suscetíveis à substituição, por automação, são aquelas repetitivas ou que envolvem manufaturas. O que não quer dizer que com a evolução da IA outras atividades não possam ser substituídas, especialmente as mais complexas.

Para alguns futuristas a IA não só substituirá as atividades humanas, como deve auxiliá-las em suas tarefas diárias, através de equipamentos, robôs, chips e outros que ainda não estão disponíveis ou não foram inventados.

Recentemente a escritora e futurista Martha Gabriel publicou em sua rede algumas profissões que estão expostas à IA, dentre elas os Contadores, Psicólogos, Gerentes de Compras e outras mais. Mas os Advogados, Administradores, Designers Gráficos, Professores, Arquitetos, Médicos (algumas éreas) e Engenheiros também estão no radar da IA. Obviamente que se trata de algumas especificidades dessas profissões.

Mas como muitas transformações ainda estão por vir, devemos estar atentas ao futuro do trabalho, bem como as oportunidades de empregos centradas em tecnologias.

Pesquise e fique atenta para perceber se já não está na hora de investir em novos conhecimentos.

Artigos relacionados

Comentários

  1. A IA pode substituir certas funções, também pode melhorar significativamente a vida das pessoas e abrir novas possibilidades no mercado de trabalho. É importante abordar essas mudanças com uma combinação de preparação, regulamentação e ética para garantir que a IA seja utilizada de maneira responsável e benéfica para a sociedade como um todo.
    Excelente matéria!