Estratégias simples para iniciar o ano cuidando das finanças de sua empresa

De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – nada menos do que seis em dez empresas fecham suas portas antes mesmo de completar quatro anos de atuação. O Sebrae fez uma ampla pesquisa sobre o tema e descobriu que os principais motivos para um negócio fechar no Brasil são: falta de planejamento prévio, dificuldades na gestão empresarial e fatores ligados ao comportamento do empreendedor.

O Sebrae foi a fundo na pesquisa destes motivos e chegou a seguinte constatação: apenas 53% das empresas entrevistadas acompanham frequentemente suas finanças. Percebe a ligação entre um fato e outro? Não acompanhar as finanças do negócio dia a dia, com lupa e todo esmero, é o passo decisivo para o fracasso do negócio.

Meninas, não existe sucesso empresarial sem controle financeiro! Podem acreditar nisso verdadeiramente. Nenhuma empresa cresce e aparece sem cuidar de suas finanças, simplesmente porque o planejamento e a gestão financeira é uma das bases do sucesso.

Toda empresa precisa cuidar de suas finanças

Por conta das minhas atividades profissionais, já vi de tudo nessa vida dedicada ao empreendedorismo. E o que mais ouço falar é empreendedor dizendo que sua empresa é pequena e que basta saber o quanto entra e o quanto sai do caixa para saber se há lucro ou não. Como estão enganados!!!!

Vou lhes mostrar algumas poucas estratégias simples que garantirão um controle mínimo das finanças de sua empresa. Mas insisto em dizer que é preciso cuidar da parte financeira com o mesmo esmero que você cuida dos produtos ou serviços que presta.

Estratégias simples para cuidar das finanças da sua empresa

• Promova um controle rigoroso das suas despesas. Saiba o que entra e o que sai, mas saiba, também, o que vai entrar e o que vai sair nos próximos meses. Se planejar é evitar sobressaltos e se preparar para um futuro próximo.

• Monte um calendário financeiro. Saiba quando terá que pagar aluguel, contas gerais, pagamento de fornecedores, de colaboradores, enfim, de todas as despesas. Saiba também quando o dinheiro vai entrar, se for possível fazer esta relação.

• Muita atenção ao fluxo de caixa. Controle ele rigorosamente.

• Não tome decisões gerenciais importantes sem consultar o seu contador. Ele tem uma visão privilegiada sobre o seu negócio e poderá lhe ajudar prontamente.

• Passe a trabalhar com orçamentos previamente estudados. Antes de fazer compras, estocar produtos, investir em maquinaria, faça orçamentos e pesquise preços. A economia será notória.

• Negocie sempre com seus fornecedores. Trocar de fornecedor toda hora não é uma boa ideia, isso pode atrapalhar o seu negócio. Ao contrário, estabeleça parcerias. Discuta prazos de pagamento, por exemplo.

• Se você tem dinheiro em caixa e só o utilizará em alguns dias, aplique-o no mercado financeiro. Mas atenção para prazos, taxas e quanto tempo a aplicação prende seus recursos.

Conclusão

Você deve estabelecer uma cultura nova na sua empresa quando o assunto é gestão financeira. São pequenas ações que farão toda a diferença, e que devem ser adotadas o ano inteiro. Converse com o seu contador a respeito!

Artigos relacionados

Comentários