Venda segura através de sites de intermediação
Atualmente, principalmente durante o estado de pandemia que atravessamos, a venda de produtos por comércio eletrônico é utilizado em larga escala. Com isso, ganha especial relevância a utilização de sites de intermediação para simplificação das transações online.
Agora, o que fazer para não cair em um golpe? Afinal, são muitos casos de pessoas que vendem um produto pela internet e que, após o envio do mesmo tem a infeliz surpresa de descobrir que a venda não ocorreu de fato.
Nesse sentido, seguem aqui algumas dicas que podem auxiliá-las. Ao vender um produto por meio de sites de intermediação chequem primeiramente a reputação destes, verificando todo o passo a passo que deve ser observado desde o anúncio da venda até como a mercadoria deve ser enviada/entregue. Tenham atenção especial para as comunicações trocadas com esse site de intermediação, checando se um e-mail recebido realmente pertence àquela organização.
Muitas das fraudes acontecem justamente aí, o golpista vê um anúncio e entra em contato diretamente com o vendedor por meio de e-mail falsos, e aquele, pensando estar tratando com o site de intermediação, envia o produto.
Assim, deve-se ter muita atenção e se ater aos procedimentos indicados pelo site de intermediação escolhido. Lembrem, os problemas que aconteçam com a venda dentro da plataforma são passiveis de responsabilização do site, mas o contrário não é verdadeiro.
Inclusive, em recente decisão, o Superior Tribunal de Justiça entendeu que o Site de comércio eletrônico não é responsável por fraude praticada fora da plataforma. No caso concreto um produto foi oferecido por meio de um site de comercio eletrônico, mas posteriormente a negociação aconteceu diretamente com o comprador, fora da plataforma de vendas.
Portanto Donadelas, sempre que realizarem esse tipo de venda, observem que a negociação deve se dar no ambiente virtual do site intermediador, para que se tenha a segurança esperada da transação.
Comentários