Lidando com um conflito

Mão segurando uma lupa examinando figuras de madeira verde e vermelha, representando análise de conflitos.

Eu reconheço que nem sempre é muito fácil lidar com um conflito, algumas vezes a coisa foge de controle e tudo vai por água abaixo.
No entanto é necessário, para a boa convivência que, pelo menos isso seja tentado.
Afinal pessoas civilizadas devem aprender a lidar com um conflito.

Um primeiro conselho que dou é que você mantenha a calma, o controle emocional é fundamental para
resolver um conflito de forma eficaz.

Escute atentamente, tentar entender o ponto de vista da outra pessoa é crucial para encontrar uma solução. Ficar interrompendo a outra pessoa não vai te ajudar a resolver o conflito.

Procure ser empático ver as coisas do ponto de vista da outra da pessoa e seja objetivo, foque nos fatos, não faça julgamentos ou emita opinião.

No momento em que você vê as coisas pelo ponto de vista do outro você consegue encontrar uma solução que atenda aos dois lados, beneficiando a todos.

Comunique-se de forma clara, honesta e objetiva, seja transparente e respeite a outra pessoa, mesmo que você discorde, respeite a opinião da outra pessoa.

Se nada der certo, peça ajuda, às vezes uma terceira pessoa pode ajudar. Seja paciente, a resolução de um conflito pode levar algum tempo.

Aprenda com essa experiência, analise o que eu certo e o que deu errado e, principalmente, como evitar conflitos semelhantes no futuro.
Conflitos são inevitáveis, mas com esses conselhos, você pode resolve-los de forma construtiva.

Artigos relacionados

Comentários