Como lidar com uma pessoa mal educada

“Todos nós nascemos sem educação, mas viver a vida e morrer grosseiro é uma escolha pessoal de cada um.”

É difícil, mas certamente você já se deparou com uma pessoa grosseira e mal educada, principalmente se você trabalha com público.

Mas, com boa vontade e um certo autocontrole, dá para enfrentar essas feras e sair muito bem da situação.

Antes de tudo escute, escute atentamente o que ela tem a dizer. Deixe que ela desabafe sem interrompe-la e quando ela terminar, certamente um pouco mais calma, repita tudo o que ele disse para confirmar se você realmente entendeu.

Pergunte, é importante que fique claro para você a real situação, então faça perguntas que te ajudem a esclarecer cada ponto.

Não se arme contra ela, demonstre empatia, por mais que ela não tenha razão. Tente se colocar no lugar da pessoa, isso também ajuda bastante,

Entendeu o problema? Então se disponha a solucionar com agilidade e eficiência. Evite prazos longos, mas seja honesta com o que realmente pode cumprir. Não minta, exponha os fatos como são, não faça promessas que não pode cumprir só para acalmar a pessoa.

Evite que a discussão se alongue além do estritamente necessário, os danos podem ser muito maiores. Respire fundo, conte até 200 mil, mas não perca a calma. Mantenha seu tom de voz natural, não eleve, creia, se você se exaltar, aí mesmo não conseguirá resolver o problema.

Piadinhas também não são uma boa estratégia. Lembre-se sempre de que ela não está aborrecido com você, e sim com uma situação da empresa onde você trabalha.

Não leve para o lado pessoal. Mas se as ofensas se tornarem muito pesadas, imediatamente peça ajuda. Claro que não é fácil, e ninguém deveria passar por situações como essas. Então melhor chamar mais alguém que possa testemunhar a seu favor, caso a situação fique fora de controle.

Artigos relacionados

Comentários