Boas maneiras na prática do seu autoconhecimento

Aperto de mãos entre duas pessoas, representando boas maneiras e etiqueta social em um ambiente de trabalho colaborativo.

Hoje quero fazer uma “collab” com a colunista Ana Franco que sabe tudo de etiquetas e comportamento social. Um texto parceiro para partilhar ideias sobre as boas maneiras no território do autoconhecimento. 

Boas maneiras e bons comportamentos sociais são práticas que facilitam a convivência entre as pessoas e ajudam a criar um ambiente mais agradável e harmonioso. Esses comportamentos são baseados em normas da sociedade, culturais e até éticas, podendo variar conforme o contexto e a civilização.

Em todas as situações que vivemos nos caberá sempre avaliar e reavaliar a nossa conduta, por isso quero partilhar com você sobre o tema:

Quando fores convidada à uma reunião, a um encontro de negócios, com pessoas que ainda não conheces seja gentil e afetuosa. Estenda sempre a sua mão para cumprimentar a todos, antes mesmo que as outras pessoas o façam. Isso é um código que transmitirá a sua disponibilidade de se conectar verdadeiramente com o novo grupo. Diga o seu nome e ouça com atenção o nome da outra pessoa. Tente guardar, pelo menos, uns três ou quatro nomes, para iniciar outras conversas em um segundo momento oportuno.

Essa postura imediata é excelente para o quebra gelo inicial. Expressa segurança tanto para as comunicadoras como para as inibidas. Você já terá um plano traçado e não precisará ficar ansiosa pensando como será o encontro. Estender a mão é uma atitude generosa e educada.

Não se coloque em evidência. Esteja presente, marcando o seu espaço, mas sem holofotes. Tudo tem a hora certa para acontecer. Não se precipite. O protagonismo em todos os eventos deve ser dos anfitriões, as pessoas que te convidaram para estar lá.

Quando tiver a palavra fale baixo, firme e com delicadeza. Pense no que escolheu dizer. Neste momento, nada de se vangloriar das conquistas alcançadas. Use doses pequenas e sábias de narrativas para o seu discurso. Diga o que faz, como as pessoas te reconhecem no mundo e qual o seu talento primordial. Nada de convicções acirradas para não despertar opiniões antecipadas sobre você. Expressões doces causam mais atenção que expressões incisivas. Use as famosas palavras mágicas: “Por favor”, “obrigada”, “com licença”, “desculpe”, pode repetir, por gentileza?

Fique na penumbra do abajur, que é a luz mais aconchegante e elegante.

Desenvolva a escuta ativa, ouvindo com atenção quando alguém estiver falando, evitando interrupções e mostrando genuíno interesse.

Agradeça sempre o tempo que lhe foi ofertado e use-o com sabedoria para que ele se multiplique e estabeleça uma marca para outras possibilidades.

Demonstre gratidão pelo convite. Ao sair, cumprimente as pessoas de maneira amigável e diga por que foi muito bom participar do evento, acrescentando o que fez a diferença para você naquele dia.

A educação é uma ferramenta de evolução. Nunca se esqueça disso.

Beijo beijo

Comentários