Marketing e inovação

Blocos de madeira com a palavra marketing em destaque sobre um jornal com gráficos financeiros ao fundo

Uma das profissões que admiro muito é o marketing. Adoro observar a criatividade e estratégia utilizada pelos profissionais na criação de valor para um produto, na formatação de campanhas, nos estudos apurados de pontos de vendas e, especialmente, na elaboração de estratégias em situações de crise.

Num tempo em que somos bombardeados por um turbilhão de informações, sempre existe uma mente criativa que se destaca e conduz uma narrativa para chamar atenção de um produto ou serviço.

Muitas vezes isso se dá através de coisas tão simples que nos perguntamos, “como é que eu não pensei nisso?”

E não é à toa que cada vez mais a área de marketing está se tornando inovadora e totalmente conectada às transformações digitais. Segundo pesquisas do Gartner e Mediaocean 39% utilizam Inteligência Artificial para analisar dados; 38% utilizam em canais de chatbots e humanos digitais; 35% para pesquisas de mercado; 32% otimizam buscas e anúncios e por aí vai.

O uso de tecnologias agiliza as pesquisas e análises facilitando a elaboração de estratégias, aumenta a produtividade e oferta mais tempo para a criação, que para o profissional é a etapa que requer maior atenção.

Mas o meu fascínio está na criatividade humana em perceber um problema e transformá-lo em uma oportunidade de vendas ou de melhoria de imagem.

Já assistimos a diversas campanhas em que empresas estavam esquecidas e renasceram de forma surpreendente, ou marcas que estavam abaladas por algum processo e, de repente, graças a uma estratégia de marketing ‘deram a volta por cima’.

Um caso recente aconteceu com a empresa de alimentos Burguer King. Em 2022 a empresa lançou um hamburguer chamado “Whopper Costela”, mas logo depois precisou retirar o produto do cardápio devido a uma ação do Procon SP, em que foi acusada de propaganda enganosa, pois o produto não possuía carne de costela e sim essência de costela.

Há cerca de 15 dias a empresa se refez do processo, lançou um novo produto, desta vez com carne de costela desfiada (de verdade) e, o melhor, na minha opinião, lançou uma campanha publicitária em que o agradecimento vai ao Procon SP por ter ajudado.

Esse é apenas um exemplo de como uma boa estratégia de marketing pode ajudar sua empresa a reverter situações delicadas, se tornar competitiva e diferenciada no mercado.

Agora, analise como estão as suas estratégias de marketing e se os seus clientes estão se comunicando bem com a sua marca. Sempre há tempo para inovar.

Sucesso!

Artigos relacionados

Comentários

  1. O marketing e a inovação são inseparáveis no ambiente de negócios moderno. A capacidade de uma empresa de inovar em suas estratégias de marketing não apenas a diferencia da concorrência, mas também impulsiona o crescimento e a sustentabilidade a longo prazo.
    Parabéns pela sua matéria Keila Pontes!

    1. Oii Silvia, ficamos felizes em saber que você gostou da matéria da Keila Pontes. Realmente, marketing e inovação caminham juntos e são essenciais para o sucesso sustentável das empresas no cenário atual.

      Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos inspiradores e insights valiosos!