Existe alguém em nós?

Hora de acordar. Trabalho, trabalho e mais trabalho. Para uma mulher, trabalhar geralmente começa ao abrir os olhos, ou alguém aqui , independente do quanto ame cuidar dos seus e da casa, ainda duvida da trabalheira que isso tudo dá? Atributos como força física, expertise, intelectualidade, bom humor e carisma nem sempre são sentidos como o bastante. Se tem filhos, empregos têm chances reduzidas. Todos os dias os velhos medos: assédios vários, preconceitos, críticas convenientemente renomeadas de conselhos.

Somos complexos por sermos humanos e emoções se (des)regulam com facilidade . Incrivelmente bons em começar, hesitantes em prosseguir e sentindo calafrios em recomeços; somos pessoas querendo um caminho mais fácil .

“Não acredite que aquele que procura conforta-lo vive serenamente. (…) A vida dele tem muitas dificuldades e tristezas, bem aquém do que você leva. Não fosse assim, ele jamais teria conde encontrar estas palavras”.

No papel de psicanalista, ao ler a frase de Rainer Rilke entendo que saber viver é acalentar os desejos, as dores e as perdas. A psicanálise pede que não fiquemos cegos pela travessia e sim, encantados. Voltar e recomeçar. Recordar, repetir até elaborar.

E você, está disposta a recomeçar em 2024?

Artigos relacionados

Comentários