A importância da influência na liderança

Tenho certeza de que em algum momento da vida você já leu ou ouviu alguém falar que “Liderar é influenciar pessoas” ou que um bom líder é aquele capaz de influenciar seus seguidores ou liderados. E isso é a mais pura verdade e nos dias de hoje cada vez mais necessário para ajudar o seu time a alcançar os resultados necessários.

Vamos começar pelo conceito de influenciar, que por sinal é diferente de convencer. Convencer tem a ver com dados, informações, provas logo convencer tem a ver com a lógica e argumentação. Já a influência tem a ver com a emoção, contar histórias, sensibilizar o outro para que ele mude o comportamento, mas sempre de forma natural e espontânea.

Um dos autores que mais aprecio a forma de falar da importância da influência na liderança é James Hunter, autor de O Monje e Executivo, James ressalta que o líder deve influenciar seus liderados sempre para o bem, conseguindo que elas contribuam para o sucesso do negócio com entusiasmo, de coração, com a mente focada, com criatividade e todos os recursos disponíveis. Assim, elas podem se tronar melhores do que imaginam ser.

Ele também trouxe alguns comportamentos essenciais para que possamos nos tornar líderes influenciadores:

  • RESPEITO

O respeito se conquista, ele não vem quando nos tornamos líder ou montamos um negócio. É conquistado dia a dia nas nossas atitudes.

  • ALTRUISMO

Ser capaz de atender as necessidades das pessoas sem querer nada em troca, o retorno é consequência.

  • HONESTIDADE

No conceito é não enganar ninguém, mas isso inclui também palavras e argumentos dúbios, ou seja, parece que eu disse, mas não foi o que eu quis dizer. Resumindo: seja transparente.

  • COMPROMISSO

Seja fiel as suas escolhas, mesmo que as vezes doa na própria carne. Lembrando que nunca passando por cima do outro, apenas sendo fiel aos seus valores e crenças.

  • PACIÊNCIA

Nada mais é do que mostrar autocontrole. Paciência não é passar por bobo ou demonstrar fraqueza, é apenas o tempo necessário para você tomar a melhor decisão.

  • GENTILEZA

Já diz um velho ditado: gentileza gera gentileza. Trate todos bem.

  • HUMILDADE

Seja autêntico, não seja arrogante e muito menos orgulhoso. Esses sentimentos não geram resultados positivos. Se não sabe algo, PEÇA ajuda. Se sabe algo, OFEREÇA ajuda.

  • PERDÃO

Talvez o comportamento mais difícil de ser exercido, porém não impossível. Para muitas pessoas não é fácil deixar pra lá o ressentimento, mas pense: seu liderado precisa confiar em você. Se todas as vezes que ele tentar algo e der errado você o recriminar e ficar ressentido, uma hora ele desistira de tentar melhorar.

Hoje com o mundo tão tecnológico, com tantos gurus disso ou daquilo as pessoas estão cada vez mais influenciáveis, e cabe a você líder dentro da sua empresa, do seu negócio influenciar seus liderados, funcionários na direção certa. E nós sabemos que esse poder da influência está cada vez mais sendo necessário em todas as áreas de nossas vidas, inclusive em nossas famílias.

Me despeço com a seguinte reflexão:

“Se as pessoas não acreditam no mensageiro, elas não acreditarão na mensagem”. (autor desconhecido)

Excelente semana Donadelas.

Artigos relacionados

Comentários