Não seja a chata da Internet
Instagram, Donadelas, TikTok, Facebook, Orkut… Independente do nome ou da época, rede social é sobre CONEXÃO entre pessoas com interesses parecidos. Portanto, se você quer usar o mundo virtual para vender, antes de divulgar produto e preço, pense na diversidade do público, na pluralidade de sonhos e anseios que tem cada ser humano por trás do celular.
Provavelmente a sua primeira conta do Facebook foi criada para ter acesso e contato aos amigos e familiares. Seu @ foi criado para permitir que acompanhasse a gravidez da prima querida, compartilhasse fotos do encontro com os amigos e ficasse por dentro do que acontece no círculo mais próximo. Lembre-se disso na hora de divulgar a marca!
A empresa é uma “penetra” nesse ambiente.
Os perfis empresariais foram criados depois dos pessoais para surfar na onda digital. Faço questão de lembrar disso para que você não seja a penetra chata e sem noção. Quer fazer parte deste ambiente entre familiares e amigos? Ok, mas saiba se aproximar da audiência, contribua com entretenimento e ensinamentos para ser realmente relevante para alguém que só pegou o celular para saber da última fofoca familiar.
Resumidamente: rede social é muito mais sobre relacionamento do que sobre propaganda.
Tudo bem ter interesses comerciais; entretanto, se ao analisar a sua conta, se deparar apenas com um cardápio virtual de restaurante ou catálogo de ofertas, repense a forma de trabalhar no digital. Inicie uma conversa, um relacionamento e nem pensar em ter apenas comunicação de mão única. Ouvir e responder de volta é fundamental.
Gosto de fazer um paralelo com um namoro: você não chega numa festa já querendo beijar na boca. Primeiro se apresenta, conversa, mostra suas qualidades e só depois passa para a próxima fase. Na internet é a mesma coisa. Calma, persistência e comunicação a longo prazo serão recompensadas com vendas e clientes fiéis. Vender é importante, mas não deixe de relaxar de vez em quando para não ficar igual à promotora de cartão de lojas de departamento: insistente e inconveniente.
Comentários