Novas profissões
Muito se tem ouvido que a Inteligência Artificial vai acabar com os empregos. Certamente que não irá. Mas uma coisa é fato: muitas profissões vão deixar de existir, para dar lugar a outras mais tecnológicas e com exigências de maior conhecimento.
Sempre foi assim em cada passagem de Eras ou Revoluções. O mercado muda, as pessoas mudam e tudo se transforma, como já disse Charles Darwin em sua Teoria da Evolução.
Há alguns artigos atrás falamos sobre a AI e os empregos. Vimos o quanto a tecnologia vem transformando o mundo dos negócios, do trabalho e, consequentemente dos empregos. O emprego no formato tradicional está passando por mudanças nas relações contratuais e, há quem diga, que ele vai acabar. Certo ou errado de uma coisa temos certeza, as relações serão diferentes, porque no meio dessa revolução existem tecnologias de ponta sendo adotadas, um equipamento moderno ou um robô.
Mas como passar por essas fases sem perder competitividade e, principalmente, sem ficar sem trabalho?
Futuristas sinalizam que as novas profissões serão originárias das novas tecnologias já implementadas e outras que ainda irão surgir. A transformação digital nas empresas é fato concreto e, se seu empreendimento ainda não se transformou está ficando no passado.
Hoje, a maior riqueza existente no mundo dos negócios é o dado e a informação. Seja sobre pessoas, empresas, negócios, inovação e tantos outros dados, eles valem uma fortuna. E para lidar com essa riqueza e volume de informações as empresas precisam de profissionais que sejam capazes de analisar e utilizar esses dados de forma estratégica, para que se transformem em resultados positivos.
Para tomar decisões a partir de dados o profissional necessita ainda, desenvolver uma cultura analítica e, mais que nunca, saber se diferenciar da máquina. E é aí que entram as Soft Skills, habilidades essenciais para o bom desempenho no trabalho.
Mas com tantas novidades surgindo a cada dia, não é fácil prever quais serão as profissões do futuro. Mas, podemos apresentar algumas delas:
– Analista de Big Data – profissional responsável por analisar e gerenciar dados, com o objetivo de assegurar a rentabilidade de uma empresa;
– Arquiteto de dados – especialista digital responsável por propor estratégias para tratar o fluxo de dados dentro da empresa e prover a segurança deles;
– DPO de LGPD – Data Protection Officer da lei Geral de Proteção de Dados. É o profissional que garante a proteção dos dados dentro de uma empresa;
– Profissionais de saúde assistida por AI;
– Gestor de equipes homem x máquina – desenvolvedor de sistemas interativos entre o homem e a máquina;
– Consultor financeiro de criptomoedas.
Existem muitos estudos que sugerem várias outras profissões. Mas, o todas elas têm em comum é a habilidade de tratar com sistemas e máquinas ultra tecnológicas. E, desenvolver habilidades emocionais para navegar nesse contexto, pode ser um grande diferencial.
Se você ainda não começou a se preparar para o futuro, esteja certa de que perderá competitividade em curto intervalo de tempo. Fique atenta e busque o seu desenvolvimento. Nunca é tarde.
Comentários