Como criar a melhor marca para sua empresa – parte 1
Pense em uma marca que você gosta e consome: um refrigerante, uma lanchonete, o canal de tv preferido. Lembra do logo dessas empresas? Provavelmente sim 😉.
A necessidade de ter um símbolo gráfico/marca, originou-se há séculos (literalmente) para permitir identificar e diferenciar produtos, serviços e bens, deixando clara a origem e qualidade dos itens. Desde as primeiras identificações de gado, pães e cerâmica, até chegar ao primeiro logo registrado comercialmente (a cerveja Bass Brewery, Londres, 1876)* muito se evoluiu e, além da diferenciação entre a concorrência, atualmente uma logo comunica atributos importantes e tem um papel mais complexo.
*Curiosidade: a cerveja Bass foi retratada por Manet na obra A Bar at the Folies-Bergère, em 1882.
Marca registrada em 1876:
Somos seres visuais; por isso é mais fácil memorizar uma marca representada graficamente do que apenas um texto sem recursos gráficos elaborados. A marca da sua empresa deve criar uma identificação imediata com as pessoas e passar a mensagem desejada. Para que você possa ter sucesso na criação ou redesign do seu logo, vamos entender inicialmente quais os elementos que compõem este item tão importante.
A maioria das marcas é composta pelo texto (nome) e um desenho (símbolo), mas esses dois itens não são obrigatórios. Existem marcas que têm somente o símbolo e outras que têm somente o nome por escrito. Já observou isso?
No dia a dia as palavras logo, marca, logotipo e até logomarca costumam ser usadas como sinônimo, mas vamos aprender mais sobre cada uma delas:
- LOGOTIPO: representação textual da marca. Todo logotipo é formado por letras.
Existem marcas que são só texto, como Magalu e Avon, por exemplo.
- SÍMBOLO: ícone gráfico ou desenho avulso que representa a empresa.
Algumas empresas não têm logotipo, trabalhando apenas o símbolo como marca. A Mastercard (abaixo) é um exemplo que confiou na força do símbolo e retirou a assinatura do logo. Outros exemplos são a Apple e Shell.
LOGO: elemento do design que pode incluir nome e/ou símbolo, representando uma empresa, produto ou serviço. Em suma: logotipo + símbolo, como a Natura, abaixo.
Obs.: é comum e aceitável usar a palavra logomarca. Grandes profissionais e veículos de comunicação utilizam este termo.
Na semana que vem, detalharei o que você tem que considerar na hora de criar o seu logo. Vai muito além de gosto pessoal, então te espero aqui para continuar esse papo.
Comentários