Dicas para inovar sem gastar 1 Real
SERÁ QUE PODE?
Na semana passada Ely Ribeiro, CEO da Donadelas, me fez um desafio: participar de uma Live com o tema acima. Tomei um susto, porque estou acostumada a falar de inovação e prestar consultorias a clientes sempre falando no custo de um processo de inovação na empresa. Mas, como desafio é desafio e não podemos fugir, fui buscar alternativas para construir o conteúdo da Live.
Durante a pesquisa lembrei que várias vezes citei em artigos anteriores e tantos outros treinamentos que “Inovar é uma questão de Atitude”. Daí surgiu a inspiração para o bate papo com Ely e para este artigo.
Se pararmos para pensar, as nossas decisões dependem diretamente de nossas atitudes frente aos problemas. Decidir inovar na empresa ou na vida pessoal, não seria diferente. O grande desafio é responder: Quando? Estou disposto?
Muitas vezes não é questão de coragem, mas de dedicação de tempo para a tomada de decisão. Sabemos que o mercado tende a ser dominado por quem compreende o valor da inovação e quanto mais tempo o empresário demora a se decidir, os riscos da perda de competitividade aumentam.
E por que inovar? Porque é a única forma de se tornar relevante para o mercado e de assegurar fidelidade de longo prazo dos clientes. Dentre outras vantagens podemos dizer que a inovação pode tornar a empresa mais eficaz para enfrentar a concorrência, além de contribuir para o aumento da receita.
Mas como vamos falar de inovação sem gastar 1 real e citamos acima que inovar é uma questão de atitude, preparei alguns passos e reflexões para serem implementadas com zero ou baixíssimo custo.
Tomada de decisão
O primeiro passo é parar e olhar para sua empresa, ou para você como profissional e analisar: Quero inovar em algo? Por onde começar? Anotar as respostas sempre produzem bons resultados e podem servir como um norteador para o processo de mudança;
Diagnóstico
Para iniciar o processo é importante identificar os problemas e necessidades e quem pode ajudá-lo a resolver. Em suma, é unir a vontade com habilidades e estratégias e, nesse caso, buscar ajuda pode ser uma boa solução.
Planejamento
Aqui a pessoa deve definir a direção que adotará e como esse processo será gerenciado. Sugiro algumas reflexões para facilitar:
- Que problemas serão prioritários?
- Que colaboradores poderão contribuir com o processo?
- Que competências serão necessárias para a solução dos problemas?
- Devo envolver os clientes?
- Como será a participação dos clientes?
- Como funcionará o processo de inovação?
- Quem vai liderar e monitorar?
- Quando iniciar?
- Quanto vai custar?
Se o empresário conseguir responder 80% dessas questões já terá dado um longo passo para o processo de planejamento da inovação.
Desenvolvimento
1. Adote uma abordagem estruturada e disciplinada.
2. Concentre-se nas necessidades do cliente: sugestões, reclamações, críticas e elogios. Eles são excelentes indicadores.
3. Ouça a opinião dos funcionários. Eles podem refletir também a opinião dos clientes. Estimule o engajamento, esteja aberto a sugestões, capacite-os e os envolva no processo.
4. Observe a concorrência e as tendências de mercado.
5. Selecione o que poderá ser implementado mais rapidamente de forma a ser percebido pelo cliente.
6. Analise e reavalie a sua oferta de produtos e serviços. É isso que seus clientes desejam? A empresa está ofertando valor?
7. Busque informações sobre o seu nicho de mercado e avalie como pode diversificar seus produtos a partir das tendências desse nicho.
8. Busque contribuição de amigos e clientes com opiniões diferentes da sua. Um novo olhar pode trazer bons insights para o processo de inovação.
Prática
Com o planejamento em mãos o próximo passo é a prática. Selecione o que poderá ser implementado sem custos, em seguida os de baixo investimento e depois os de alto investimento.
Gestão e monitoramento
A cada etapa implementada avalie e corrija os passos para redirecionar as novas ações.
De uma coisa esteja certa: o longo caminho do planejamento certamente trará bons resultados em curto intervalo de tempo. O segredo é acreditar e começar.
Comentários