Você responde ou reage?
Cena 1: A funcionária de Sueli pede: “Será que hoje, a senhora pode me ajudar a tirar aquelas caixas da prateleira para eu arrumar? Já lhe pedi duas vezes.” Sueli responde: “O que você está querendo dizer? Você está pensando que eu fico aqui à toa? Que não tenho um tanto de coisas para fazer?” E coloca a funcionária no lugar dela.
Cena 2: O filho de Sueli diz: “Mãe, à noite você pode deixar o celular e me ajudar na tarefa da escola?” Sueli se sente muito ofendida e afetada. Contra-ataca brigando com ele, afinal não foi essa educação que ela lhe deu. Deixar o celular? Que abuso!
Diante dessas situações corriqueiras do dia a dia, me conta como você tem feito: faz como a Sueli, nossa personagem, ou de uma outra forma? Você usa o verbo REAGIR ou o verbo RESPONDER? Sabia que eles são completamente diferentes?
Reagir é se comportar como a Sueli. Agir de acordo com o que o outro fez. É uma reação. Você funcionar no impulso, sob a influência do que ouviu ou viu.
Reagir é se deixar influenciar pelas emoções, pegar carona no que o outro disse e devolver com postura impulsiva, se sentindo ofendida.
Reagindo constantemente você sofre, porque não consegue olhar sobre cada situação e enxergar o contexto de um outro jeito.
Quando você reage, costuma expressar ações emocionais descompensadas e quase sempre coloca a responsabilidade dessas reações na outra pessoa. Se sente injustiçada com frequência e se coloca como vítima da situação.
Responder é ser protagonista da tua fala. Receber o que o outro disse, processar e devolver a conversa ou ações, com as tuas reflexões, tendo o controle da situação e das tuas emoções. A pessoa poderá ter razão sobre o que está falando ou não. E você vai se posicionar conseguindo perceber com clareza os fatos.
Quem não é reativa, está disposta a ouvir, não tira conclusões precipitadas, acalma a mente enquanto escuta, desenvolve a empatia.
Grandes decisões e avanço emocional não se sustentam nos padrões reativos, isso só suga as boas energias e eleva o nível de estresse. Situações complicadas são irmãs de pensamentos confusos.
Desenvolva o ato de responder. Saia do piloto automático, respire e diga: “agora eu não sei. Vou pensar sobre isso”. Extraia o melhor de você e viva com mais harmonia.
Beijo beijo
Quanto + autoconhecimento + conseguiremos responder com sabedoria, discernimento e sensatez!!! Gratidão Claudia Andrade pelo texto edificante e saudável. Abraços
Obrigada Cláudia! Um grande abraço pra você também.