Quando desistir não é uma opção
Hora de sair para trabalhar. Contudo, a depender da atividade que pessoa exerce, faz-se necessário contratar um segurança pessoal. Atributos como força física, expertise, intelectualidade, bom humor e carisma nem sempre são o bastante. Se tem filhos, problema à vista: pois oportunidades de emprego são mitigadas. Diuturnamente, ela enfrenta o medo: seja por preconceitos, críticas destrutivas (convenientemente renomeadas de conselhos) e vários tipos de assédios.
Afinal, falamos aqui de quem e de qual trabalho?
Mulheres, falo aqui de nós, para nós, de todas as ocupações. Se você é mulher, automaticamente entendeu cada palavra acima.
Desistir é uma opção?
A história ensina a olhar as pequenas, como grandes coisas, de gigantes protagonistas. Educar emancipa, apresenta um mundo ampliado à mulher, conquistado através do letramento e da educação. Caso você não saiba, a luta abolicionista desde a independência do Brasil, tem maciça participação feminina letrada lutando pelo sufrágio. As redes femininas desde tempos imemoriais, nas mais diversas origens, apregoavam sem saber a dita sororidade.
A psicanálise mostra sem rodeios que a mesma capacidade que temos para amar, temos para odiar. Mulheres têm capacidade acima da média para se reinventarem, sobretudo quando a necessidade da mudança é maior que o medo. Ao sugerir “amar ao próximo como a si mesmo”, citando Freud em “Mal-estar na civilização” ao mencionar a célebre frase bíblica, estamos invocando um dos preceitos fundamentais da vida dita civilizada. Não obstante, o caminho mais longo e improvável, por contrariar todo o tipo de razão que a civilização promove, a razão do próprio interesse e da busca da felicidade.
Desistir não é uma opção.
Toda e qualquer ascensão feminina deve ser reconhecida e exaltada. A conquista de uma, acredite, abre caminhos e inspira o sonho de muitas outras envolvidas em seus cenários particulares de igual descrição na origem: batalhadora, competente, obstinada, multitarefa, latina. Eis a estrada de fazer o sonho acontecer, diz outra canção envolvente.
Desistir não é, não foi nem será uma opção, estamos combinadas?
Aguardo você na próxima semana, porque agora voltarei à dança, bailarina como sou, rebolando envolvidíssima, passo a passo, na arte e na vida.
Comentários