6 dicas poderosas sobre finanças do seu negócio (você vai precisar delas)
O tema “saúde financeira” é sempre pertinente, mas com a virada do ano a gente sempre aproveita para rever a nossa operação, certo? Isso é muito saudável para a empresa, por isso hoje eu trago 6 dicas poderosas sobre finanças do seu negócio que serão muito úteis.
1) Jamais utilize a conta jurídica como se fosse sua
Acredite: todos especialistas em finanças elegerão esta como a primeira dica para garantir a saúde financeira de seu negócio. Utilizar a conta bancária da empresa como se fosse sua é um dos erros mais comuns e mais prejudiciais para o seu negócio. E sabe por quê? Porque certamente você perderá o controle do que é da empresa e do que é seu. E a empresa poderá sair prejudicada, porque tem contas a pagar e precisa ter saldo em caixa para isso. É para pagar suas contas que você tem um pró-labore e ainda receberá participação nos lucros da empresa.
2) Avalie suas despesas frequentemente. E corte custos desnecessários
Já se foi o tempo que altas margens de lucro garantiam os resultados das empresas. Hoje, as margens são cada vez menores, e ganha quem vende muito e tem uma operação produtiva e enxuta. Avalie suas despesas frequentemente, faça tomadas de preço e corte custos desnecessários sempre que possível. Isso fará toda a diferença no resultado final.
3) Os lançamentos de receitas deve ser feito de maneira correta e regularmente
Você precisa ter um controle muito rigoroso do que entra e do que sai do caixa da sua empresa. É preciso saber quanto se vai gastar, quanto se tem e quanto se terá em um determinado espaço de tempo. O que não pode, definitivamente, é deixar de pagas boletos por desorganização. A perda da data de vencimento gera juros e multas, e isso chama-se prejuízo.
4) Atenção aos prazos dados pelos fornecedores
Uma boa relação com seus fornecedores é fundamental para o seu negócio. E contar com prazos mais alongados é importante para a saúde financeira da sua empresa. Negocie prazos maiores para que possa respirar um pouco e não se apertar com os pagamentos a serem feitos.
5) Saiba definir sua margem de lucro e precificar corretamente
Precificar mal um produto é um passo decisivo rumo ao prejuízo, não tenha dúvida disso. Você precisa alinhavar todos os custos que tem para a venda daquele produto, incluindo transporte, embalagem, comissão de vendedores e até taxas de cartão de crédito ou de débito. Sobre o total gasto, vai aplicar uma margem de lucro muito bem pensada. Toda esta conta precisa estar muito bem-feita, combinado?
6) Muita atenção ao seu estoque. Ele não pode gerar prejuízo
Uma tendência forte no mundo inteiro é a busca por um estoque enxuto, que atenda a demanda da empresa sem falta, mas também sem excesso. Investir muito dinheiro em produtos para estocagem descapitaliza a empresa, e esse dinheiro “parado” pode faltar para um investimento, como a compra de um computador, por exemplo. É claro que você precisa ter um estoque que atenda a sua demanda, também é óbvio que deve aproveitar promoções de fornecedores, mas não exagere.
Conclusão
Olhar para as finanças do seu negócio com todo cuidado e frequentemente é o primeiro passo para garantir a saúde financeira de sua empresa. Na maior parte das vezes, um pequeno descuido é o suficiente para provocar algum prejuízo, e uma sucessão deles pode desestabilizar o empreendimento. Cuidar das finanças é uma prática constante, quanto mais cuidamos, melhores são os resultados.
Comentários