5 Características da Logo de sucesso
Semana passada entendemos os elementos que formam um logo (ou logomarca) e hoje vamos nos aprofundar e aprender 5 itens para considerar ao criar a marca do seu empreendimento.
Acredite: se você seguir a orientação abaixo, sua vida ficará MUITO mais fácil e as chances de acertar na criação serão bem maiores. Então vamos lá:
SIMPLICIDADE
Quando analisamos grandes marcas de sucesso identificamos dois pontos em comum na maioria delas: tipografia (letra/fonte) simples e poucas cores. A simplicidade tem diversas vantagens como deixar o logo atemporal, fácil de aplicar e de lembrar.
FLEXIBILIDADE
Fundamental ser legível e aplicável em diferentes tamanhos e cores de fundo. Imagine a aplicação em uma pequena etiqueta ou na fachada da loja.
Além disso, nossa maneira de se comunicar, comprar e consumir informação mudou bastante, o que aumenta a importância de ter um símbolo que funcione nos celulares e redes sociais.
Exemplo versátil:
ESTAR DE ACORDO COM O SEGMENTO, MISSÃO E OBJETIVOS DA EMPRESA
É importante ser relevante conforme o mercado onde atua. Não exagere nas cores e use tons que sejam adequados, como, por exemplo: cores vivas para um parque de diversão ou cores sóbrias para um escritório de advocacia. O mesmo vale para a tipografia. (Leia aqui).
Além disso, elabore uma lista de atributos da personalidade da empresa. Entenda sobre a firma e o posicionamento para que o logo possa ser uma representação disso.
Veja o caso da Amazon, cujo símbolo tem uma seta amarela do “A” ao “Z”, representando a missão da marca de ter variedade e oferecer “de tudo”, além de formar um grande sorriso.
SER DIFERENCIADO, FÁCIL DE SER RECONHECIDO E MEMORIZADO
O equilíbrio das cores, fontes e ícones cria uma imagem forte e com mais chances de ser lembrada. Adicione a isso o público-alvo, seus desejos, objetivos e como eles entenderão os símbolos e palavras utilizados.
Exemplo: Um jovem buscando curtidas nas redes sociais vai entender a palavra (e a imagem) “biscoito” de forma bem diferente de um adulto de 60 anos que só quer fazer um lanchinho. Captou a referência? Se não, após terminar a leitura pesquise sobre “biscoitar nas redes sociais”. 😉
Exemplos memoráveis:
HISTÓRIA, TRADIÇÃO E SIGNIFICADO
Histórias interessantes agregam valor e merecem serem reconhecidas, inclusive ao estarem presentes no logo. Se o nome da empresa tiver algum significado especial, essa particularidade pode virar uma imagem.
Atenção, não é necessário ser literal: salão de beleza com uma escova de cabelo, restaurante mostrando talheres ou loja de confecção com um vestido. Já passamos dessa época e hoje temos mais liberdade na hora de criar.
Um bom exemplo sobre história e tradição é a Hering. Os peixes (abaixo) representam os dois irmãos que fundaram o negócio e cujo sobrenome Hering significa Arenque (peixe) em alemão.
A marca bem elaborada vai ajudar a criar e fortalecer a identidade empresarial. O ideal é que você contrate um bom designer gráfico para ter resultados profissionais. Para finalizar, lembre-se: a melhor parte de aprender as regras é poder quebrá-las com maestria. Use este artigo como um guia e sucesso!
Comentários