Você olha mais a janela…ou o espelho

Que a vida de empreendedora é uma montanha russa, você já sabe, pois em algum momento você já esteve lá no alto ou lá embaixo. E sabemos que não é fácil quando ficamos muito tempo lá embaixo e pensando neste momento que eu te pergunto, você olha mais a janela ou o espelho?

Quando as coisas não estão nos melhores dias, lá embaixo, ou seja, você está pensando em desistir ou até desistiu, é normal ir para a janela. A janela é a terceirização da responsabilidade. É quando você culpa a economia, o governo, a concorrência, a mão de obra, a carga tributária e até a sua família. E não pense que você é a única a ir para a janela, isso é mais comum do possa imaginar, o problema é que a janela não te permite encarar seus sentimentos, seus erros, seus acertos e logo pode te deixar muito tempo com aquela sensação de incapaz, infeliz e até de que “empreender não é pra mim”. Então a melhor decisão é encarar o espelho.

O que muda?

Tudo. O espelho faz com que você encare suas responsabilidades. Quando encaramos o espelho olhamos com muito mais empatia para nossos erros e escolhas não muito boas e nos ajuda a perceber os nossos acertos também. O espelho nos permiti seguir em frente, sem aquela sensação de derrota ou de incapacidade, e sim com a segurança de que aqueles erros não cometeremos mais. Além de que nos mostra quais novos caminhos podemos seguir.

É neste momento que avaliamos nossas competências e habilidades. Será que realmente detemos o conhecimento mínimo para atuar naquele negócio ou carreira, será que eu realmente me dediquei ao negócio o quanto ele precisava, será que eu planejei como crescer nessa carreira ou apenas “deixei a vida me levar”, como diz o cantor.

E antes que você me pergunte se nunca devemos ir para a janela, SIM!

Nos momentos em que tudo está dando certo, seu negócio está faturando o esperado e você chegou aonde planejou é a hora de IR para a janela. Para agradecer ao seu time, aos seus fornecedores, seus clientes e a sua família. E até a economia do país, que te deixou vencer, mas acima de tudo agradecer a VOCÊ por ter se permitido a aprender com seus momentos lá embaixo. Mas, lembre-se, mesmo quando for até a janela não esqueça nunca de dar uma passadinha na frente do espelho, só para ter certeza de que está tudo em ordem.

E como já estamos em reta final para 2023 o que acha de aplicar esse conceito do espelho e janela nas suas relações também, afinal rusgas e desavenças só acontecem quando ambas as partes olham somente para a janela.

Excelente semana Donadelas.

Artigos relacionados

Comentários