Viva e esteja 100% presente na sua maratona

Cada dia mais as pessoas reclamam de que 24h é muito pouco para tudo que se tem de fazer, correm de um lado para o outro, criam expectativas além das quais realmente podem cumprir e por conta disso focam em resultados que não possuem competências nem habilidades para atingir e as vezes nem as querem de verdade, apenas estão tentando atingir expectativas impostas pela sociedade, empresas, concorrentes ou até mesmo pela família.

Nessa maratona muitos líderes não conhecem suas verdadeiras aptidões, alguns vivem das recordações do tempo em que tudo era mais fácil, o que causa desmotivação e apatia. Outros vivem de olho somente no futuro numa busca incessante pelo sucesso o que acaba causando ansiedade, burnout e outras síndromes emocionais.

A maratona é uma das mais longas, desgastantes e difíceis provas do atletismo, sua distância oficial é de 42 KM em ruas e estradas. Um maratonista precisa de muito treino, esforço e mérito para chegar ao final e quando iniciante gasta em média de 5 a 6 meses treinando para apenas concluir a maratona, se desejar ficar entre aquelas primeiras colocações serão necessários mais treinamento, esforço e tempo. E durante a prova que dura em média de 3 a 6hs conforme a performance do corredor, o atleta se mantém 100% focado na prova, não permite distrações, vive cada passo, cada metro ultrapassado.

Nas empresas nossas empreendedoras vivem suas maratonas: saber contratar, comprar, aprender a vender, entender de marketing, fluxo de caixa, saber o que a concorrência está fazendo e de quebra cuidar da família. E diferente dos maratonistas muitas vezes não temos tempo de nos preparar, treinar, precisamos “trocar o pneu com o carro rodando”. E as diferenças continuam, durante nossa maratona costumamos não estar focadas, não porque não queremos, mas porque não nos permitimos, afinal as pressões são muitas e acabamos cedendo a todas as distrações, muitas pessoas têm dificuldades de priorizar e manter a disciplina naquilo que se propõe a fazer.

Essa semana atendi uma empresária do segmento de confecção que estava muito tensa e estressada porque após empreender 3 anos, percebeu que até gosta de empreender, mas achava que não neste segmento, pois é muito dinâmico, corrido e tem dificuldade em se manter “antenada” com a moda e por isso a loja não estava numa situação saudável, correndo o risco de fechar. Durante a conversa ela me explicou que não tinha tempo para estudar, para se dedicar a loja porque a família cobrava muito sua presença, filhos estão na adolescência exigindo muita atenção e cuidado, ou seja, a empresária não está treinando, se esforçando e por tanto não está tendo mérito para ter uma empresa saudável, linha de chegada da sua marotana.

Ao decidirmos empreender ou assumir um cargo de liderança precisamos planejar as fases dessa maratona, sabemos que não é fácil, mas precisamos minimamente cumprir essas etapas, afinal sucesso é resultado de processos bem executados. Ao abrir um negócio, mesmo que informal, precisamos buscar conhecimento sempre, nos dedicarmos na proporção do que desejamos alcançar para então merecermos o tão desejado sucesso. Não tenha medo de fazer escolhas, tenha medo de não estar pronta para escolher!

Excelente semana Donadelas.

Artigos relacionados

Comentários